PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Nacional » ANATER e INSTITUTO FÓRUM DO FUTURO reforçam parceria

ANATER e INSTITUTO FÓRUM DO FUTURO reforçam parceria

ANATER e INSTITUTO FÓRUM DO FUTURO reforçam parceria

O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Jr, reuniu-se nesta quarta-feira (22) com o ex-ministro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, para discutir a parceria entre Anater e o Instituto na implantação do projeto Biomas Tropicais.

ANATER e INSTITUTO FÓRUM DO FUTURO reforçam parceria -Foto:Jerusia Arruda
ANATER e INSTITUTO FÓRUM DO FUTURO reforçam parceria -Foto:Jerusia Arruda

 

Durante o encontro, o ex-ministro reforçou a importância da participação da Anater no projeto, cujo objetivo é promover o desenvolvimento e a adoção de sistemas produtivos inovadores, sustentáveis e competitivos nos biomas Caatinga e Cerrado. “O objetivo do projeto é bem definido: de um lado, limitar o uso indevido dos recursos naturais, e de outro, abrir oportunidades para que, no manejo, possa-se tirar o benefício para a região ao País, de forma altamente sustentável”, explica.

De acordo com Paolinelli, a proposta do Instituto Fórum do Futuro é promover a integração dos esforços feitos pela ciência, com toda competência nacional, para potencializar o uso dos recursos naturais. “Ao mesmo tempo, queremos oferecer ao País a garantia de que nesta área do planeta, antes de fazer agricultura, seja com enxada, com trator, com produto químico, biológico, genética, etc, os recursos naturais serão manejados adequadamente, de forma que possamos devolver aos nossos filhos e netos a possibilidade de continuidade. E esse projeto só se faz levando a ciência à frente. Isso é perfeitamente viável”, ressalta.

O ex-ministro destacou que para atingir esse objetivo, o papel da Anater é fundamental. “Ter tecnologia e criar inovação é uma coisa, mas o produtor usar, é outra coisa. Se não tiver extensão, vai ter muita coisa na prateleira, sem uso adequado. Felizmente, 450 mil produtores brasileiros aprenderam a ir buscar, até por conta própria, essas inovações, mas nós temos 4 milhões de produtores que não sabem buscar, e aí está o grande trabalho e esperança que nós temos num serviço integrado de extensão. Queremos unir a Anater, que possui um poderoso exército de profissionais extensionistas, o governo federal, os estados e toda a área privada num projeto articulado e integrado para fazer com que haja essa evolução na agricultura brasileira”, planeja.

Parceria

Em 2018, a Anater firmou um termo de cooperação técnica com o Instituto Fórum do Futuro e passou a integrar o Projeto Biomas Tropicais. Conforme o termo, o papel da Agência é o de promover a integração entre a pesquisa e a Ater, em quatro territórios, sendo dois no bioma Caatinga e dois no Cerrado.

A proposta é que os projetos sejam construídos em parceria com as famílias de agricultores e, a partir das informações levantadas no diagnóstico, sejam extraídas alternativas e soluções tecnológicas que serão disponibilizadas aos produtores, partindo das unidades de referência para viabilizar a implantação de tecnologias apropriadas aos diferentes sistemas ali encontrados.

O presidente Ademar Silva Jr destaca que a Anater tem entre suas finalidades prioritárias a promoção e implementação de programas de Ater com vistas à inovação tecnológica e à apropriação de conhecimentos científicos de natureza técnica, econômica, ambiental e social, e a parceria com o Instituto Fórum do Futuro contribui sobremaneira para o cumprimento, com louvor, desse objetivo. “Com experiência e conhecimento, o ex-Ministro Alysson Paolinelli reinventou o mercado do agronegócio brasileiro e transformou o nosso País em uma potência global na produção de alimentos. Participar de um projeto idealizado por ele, com um objetivo tão importante para a recuperação e manejo sustentável dos nossos biomas, é uma responsabilidade e oportunidade de cumprimento da missão para a qual a Anater foi criada, e envidaremos todos os esforços para que as metas desse acordo sejam cumpridas, e superadas”, afiança.

Reunião

Também participaram da reunião o diretor técnico da Anater, Benjamin Guimarães; o gerente-executivo do Instituto Fórum do Futuro, Fernando Barros; a gerente de Transferência de Tecnologia da Anater, Talize Fernandes; e o assessor técnico da Anater, Juarez Távora.

Por Jerusia Arruda

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *