PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Mais Seções » Tecnologia » 10 Coisas Úteis que Você Pode Fazer com o Google Docs

10 Coisas Úteis que Você Pode Fazer com o Google Docs

10 Coisas Úteis que Você Pode Fazer com o Google Docs

Que a Google é um dos maiores conglomerados de tecnologia do mundo, não é nenhuma novidade. E também não é nenhuma novidade o fato de que a empresa vem criando uma série de inovações que facilitam a vida de qualquer apaixonado por informática. O Google Docs é uma dessas inovações.

Muito além de simples gerenciadores de arquivos, as ferramentas do Google Docs apresentam muitos recursos e funcionalidades interessantes. Nesse artigo, selecionamos 10 utilidades e curiosidades interessantes dessa ferramenta que podem ser muito valiosas para quem tem que lidar com documentos diversos.

  1. Facilidade com os Menus

Ao invés de ter que perder tempo navegando pelos vários menus (isso pode ser uma dor de cabeça), o Google Docs permite encontrar o que você quiser por meio do atalho Alt-/. Esse atalho faz com que você possa procurar por todas as funções disponíveis no Google Docs.

  1. Organização automática dos documentos

O Google Docs permite organizar seus documentos automaticamente, facilitando o gerenciamento deles. É só abrir o menu View e selecionar a opção “Show document outline”, ou só apertar o atalho Ctrl-Alt-H (ou Cmd-Alt-H) e o aplicativo vai criar uma listagem dos seus documentos no canto esquerdo da tela, com cada linha representando uma seção diferente.

  1. Reconhecimento de voz

É possível fazer com que a plataforma reconheça sua voz e transforme suas palavras em texto. Basta selecionar a opção “Voice Typing” no menu ou apertar o atalho Ctrl-Shift-S (ou Cmd-Shift-S) para falar.

  1. Pesquisas pelo Google direto no Google Docs

Você pode fazer pesquisas pelo buscador Google diretamente pelas ferramentas do Google Docs, como o processador de textos. Basta abrir a opção Explore no menu Explore, ou apertar o atalho de teclado Ctrl-Alt-Shift-I (ou Cmd-Alt-Shift-I) . Caso você esteja utilizando essas ferramentas em um dispositivo móvel, selecione a opção Explore no menu principal do app. Isso vai permitir buscar por websites, imagens, documentos e todos os outros tipos de resultados que você tem quando usa o buscador Google em um navegador.

  1. Fácil adição de imagens

Para quem usa o Google Photos, o Google Docs facilita a adição de imagens da sua coleção de fotos diretamente nos seus documentos. Basta clicar no menu Insert e selecionar a opção Image para encontrar essa função. Você pode adicionar arquivos de imagem também por uma URL ou, é claro, pelo Google Drive. Esse recurso ajuda a integrar várias ferramentas em um só local, além de ampliar a utilização dos seus recursos de mídia sem muitas complicações.

  1. Dicionário embutido

Se você não tiver muita certeza sobre determinado termo, o Google Docs possui um “dicionário” integrado que te dá acesso aos significados principais das palavras. Para isso, basta colocar seu cursor na palavra desejada e apertar o atalho Ctrl-Shift-Y (ou Cmd-Shift-Y) e o Google Docs vai te fornecer uma definição para a expressão, bem no canto direito da tela.

  1. Tradução rápida dos documentos

Você pode traduzir um documento inteiro de uma linguagem para a outra usando um recurso nativo disponibilizado pelo Google Docs. Basta selecionar a opção Tools e, depois, Translate document. Você vai poder selecionar a linguagem para a qual você quer traduzir seu documento e um novo título para ele, que será colocado no arquivo traduzido.

  1. Publicar o documento na Web

Outra ótima funcionalidade do Google Docs é permitir com que você publique um documento em forma de uma página na Web: basta selecionar a opção Publish on the web dentro do menu File e, assim, compartilhar aquilo que você quer publicar online para outros usuários. Essa é uma excelente opção se você quer integrar seus documentos no mundo digital.

  1. Envio de arquivos no formato PDF por links

Caso você queira enviar um documento em versão PDF, você pode fazer isso por meio do Google Docs com um link. É só copiar a URL do documento para o seu navegador preferido e editar a parte /edit ao final de /export?format=pdf e permitir o acesso para o(s) contato(s) com o qual você quiser compartilhar o arquivo. Assim que a pessoa acessar o link, ela terá acesso ao seu arquivo PDF, inclusive com a opção de baixá-lo.

  1. Fácil acesso às suas notas

Se você também usa o Google Keep como ferramenta para manter anotações, você pode acessar seus registros mantidos na ferramenta sem sair do Google Docs. É só selecionar a opção Keep notepad no menu Tools. Depois, você pode visualizar e editar suas notas, além de acrescentar suas anotações no seu documento.

Além dessas dez funcionalidades interessantes do Google Docs, vale muito a pena recomendar a utilização de um provedor VPN caso você utilize essas ferramentas no seu dispositivo móvel. Mas, o que é um VPN? VPN é a sigla para Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), uma rede virtual criada “em cima” da rede fornecida pelo seu provedor de internet.

Esses provedores VPN permitem criptografar sua conexão, tornando seu dispositivo móvel menos suscetível a ataques e ameaças externas e, claro, mantendo ainda mais a integridade dos arquivos que você gerencia por meio do Google Docs – e outros recursos.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *