Últimas Notícias

Montes Claros – Psiu Poético 2019 começa a receber hoje inscrições (03/06)

Montes Claros – Psiu Poético 2019 começa a receber hoje inscrições (03/06)

Montes Claros – O  Psiu Poético 2019 recebe a partir de hoje as  inscrições dos trabalhos, nesse que é considerado o maior evento do gênero no Brasil.

Montes Claros - Psiu Poético 2019 começa a receber hoje inscrições (03/06)
Montes Claros – Psiu Poético 2019 começa a receber hoje inscrições (03/06)

 

O evento nesse ano terá o tema “Psiu Cinema”, e os interessados poderão inscrever de um  a  três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas o texto deve ser enviado em .pdf, .docx ou .doc, a fonte do texto é livre, o título de tamanho livre e constar na poesia o nome do autor e a sua cidade. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal, além de artistas independentes interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais.

Poderão participar poetas e artistas de qualquer parte do país e do mundo e os trabalhos inscritos não têm necessariamente que ser inéditos e nem abordar temas específicos.

Nos dias 24 de agosto e 14 de setembro será realizada reunião com os inscritos, às 10 da manhã, no Auditório Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula, para tratar da programação e da coordenação visual do evento que acontecerá de 04 a 12 Outubro em Montes Claros.  O presidente Aroldo Pereira salienta que o Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria.

Ele afirma que seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para os poetas ocuparem, podendo conhecer, discutir, apresentar a produção poética contemporânea aproximando de um público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais pessoas interessadas. Durante a programação, a poesia é levada para vários locais da cidade e a cada versão do projeto seis poetas são homenageados pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira.

Sobre o Psiu Poético

Foi criado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros,  Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação Genival Tourinho. Os interessados poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal.  Os trabalhos inscritos e selecionados farão parte da programação do Festival Psiu Poético deste ano, que acontecerá de 4, Dia Municipal da Poesia, a 12 de outubro. As inscrições poderão ser realizadas até o ultimo dia de junho.