SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Comissões técnicas intensificam atuação no Hospital de Januária

Norte de Minas – Comissões técnicas intensificam atuação no Hospital de Januária

Norte de Minas – Comissões técnicas intensificam atuação no Hospital de Januária

Norte de Minas – Desde que foi implantado a força tarefa no Hospital Municipal de Januária (HMJ) para cumprir todas as exigências feitas pela Vigilância Estadual e pelo Ministério Público com o objetivo de emitir o Alvará Sanitário de Funcionamento, o secretário de Saúde, Deyvison Diaz e o diretor administrativo do HMJ, Jaiton Xavier tem intensificado a implantação dos processos de trabalho juntamente com a equipe de coordenadores e servidores do HMJ. A meta é resolver todas as sugestões contidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o mais rápido possível.

Norte de Minas - Comissões técnicas intensificam atuação no Hospital de Januária - Foto: José Maria Guedes
Norte de Minas – Comissões técnicas intensificam atuação no Hospital de Januária – Foto: José Maria Guedes

 

Um dos pontos a serem atendidos é a capacitação de todos os servidores, de forma continuada, acerca dos Procedimentos Operacional Padrão (POPs) e das rotinas e fluxos do hospital. Outro item é o funcionamentos das comissões técnicas exigidos pela Vigilância Sanitária (VISA), elogiada verbalmente pela Técnica da VISA  Tays Coelho, que em sua última visita ao hospital comentou informalmente o avanço que essas comissões tem feito na instituição. As comissões técnicas são fundamentais para o bom andamento e adequação de fluxos e implantação de processos de trabalho.

A comissão de Educação Permanente que se reúne mensalmente para planejar as ações do mês, tem realizado capacitações junto aos servidores de forma permanente. Como já vem sendo feito, será intensificado a partir deste mês, inclusive com destinação de uma sala dentro do Hospital para capacitar os servidores com oficinas e grupos de discussão, que será realizado em todos os plantões junto a equipe. Uma parceria foi firmada com professores e acadêmicos do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) para que o instituto possa fazer parte deste processo junto com os enfermeiros da comissão de educação permanente do HMJ. Para o IFNMG, inicialmente serão realizados cursos de capacitação sobre curativos para a equipe de enfermagem do hospital.

Outra comissão que intensificou seu trabalho foi a Comissão de Ética dos profissionais de Enfermagem, além da VISA, é também uma exigência do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), através da Resolução nº 593/2018, para que todas as instituições de saúde com serviço de enfermagem possuam essa comissão em pleno funcionamento. Na última reunião da comissão no dia 30 de maio, ficou definido que seus membros passarão a fiscalizar todos os dados sobre o exercício profissional dos servidores, como estar em dia com suas obrigações profissionais junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Serão realizadas, ainda, oficinas de conscientização sobre os direitos e deveres dos servidores, tanto na conduta ética quanto na conduta profissional conforme normas do exercício profissional e do código de ética de enfermagem. Segundo o enfermeiro Ricardo Oliveira, Vice Presidente da Comissão de Ética e membro da Comissão de Educação Permanente, esse trabalho demandará muito tempo por parte dos integrantes da comissão, uma vez que serão muitos documentos a serem verificados, além da preparação dos temas sobre conscientização e sua implementação junto aos servidores, “todos os dias teremos capacitações com os colegas na sala de treinamentos ou em grupos de replicação diretamente os setores junto aos profissionais da enfermagem” afirmou o enfermeiro.

Por Ricardo Soares

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *