Últimas Notícias

Você já fez as contas de quantas vezes se sentiu perdido por causa de matemática?

Você já fez as contas de quantas vezes se sentiu perdido por causa de matemática?

Ainda que não sejamos grandes apaixonados pela matemática, devemos admitir que ela está presente em quase todas as nossas atividades. Estamos, a todo momento, calculando a distância das nossas passadas, analisando o momento certo de atravessar a rua, nos ajustando perante a tela do computador para uma leitura mais confortável… Essas funções são matemáticas e, na maior parte das vezes, sequer percebemos.

Fonte: Pixnio
Fonte: Pixnio

 

Mais antiga que a escrita, a matemática é uma ciência que foi dominada por povos admirados há séculos, como os gregos e egípcios, que faziam uso de funções avançadas e complexas para ir da filosofia à construção de monumentos.

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

 

Se você não é fã da matéria, talvez seja tempo de prestar um pouco mais de atenção para enxergar sua importância, dada sua presença em quase tudo que fazemos, das coisas mais complexas às mais simples. Você sabia, por exemplo, que existe matemática até quando vamos mexer nosso café em uma xícara? Pois é o que conta o Jornal da USP em uma matéria especial a respeito de matemática. Se mexermos uma colher dentro de uma xícara em movimentos circulares, o açúcar irá se refugiar nas bordas, onde o líquido se movimenta mais vagarosamente, impedindo sua dissolução e, consequentemente, adicionamos mais açúcar para adoçar a bebida. Mas os matemáticos sabem que não é necessária a adição de mais açúcar, basta que o café seja vigorosamente mexido, em um pequeno caos. Isso fará com que as partículas de açúcar se afastem rapidamente uma das outras, dissolvendo-se no líquido. Essa é uma forma bastante inteligente de consumir menos açúcar.

A matemática também é uma forma de terapia. Criada por Pitágoras, a Numerologia Pitagórica é uma ciência que fornece informações valiosas a respeito de nós e do nosso caminho. Por meio dela, uma série de informações são reveladas a respeito de algumas áreas de nossas vidas. Há quem se apoie nessas informações, inclusive, para fazer apostar em jogos de roleta, seja para escolher um jogo clássico ou uma das variantes online como 3D Roulette Premium, Age of Gods Roulette ou Superman Roulette.

A numerologia é tão influente na fé das pessoas que algumas chegam até a alterar nomes artísticos e documentos pessoais almejando uma mudança de vida, como fez o cantor Prince ao mudar seu nome para um símbolo impronunciável. A extravagância não fica, contudo, restrita aos estrangeiros:  alguns artistas e famosos brasileiros também já aderiram às mudanças baseadas na numerologia e garantem resultados satisfatórios.

Muitos profissionais já reconheceram que o que faz da matemática alvo de desgosto por tantos alunos é justamente a forma como é ensinada, que causa desinteresse e confusão, resultando na antipatia para com os números. David Kollosche, um professor da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, realizou um estudo com alunos do ensino fundamental e constatou que mais de um terço deles tem uma relação negativa com a matemática.

A forma como a matéria é lecionada deve passar por uma nova estratégia para que estes problemas possam ser reduzidos. Flexibilizar o ambiente e fazer com que os alunos se relacionem com a matemática de forma mais lúdica ou em experiências vividas é, certamente, um bom caminho para reduzir a rejeição com a matéria e seu real aprendizado, fora de um contexto de obrigação, agregando o prazer em aprender e utilizá-la no quotidiano.