FENICS 2019 - ACI

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Radioterapia do Dilson Godinho oferece tratamentos muito modernos e atende pacientes de toda a região

Montes Claros – Radioterapia do Dilson Godinho oferece tratamentos muito modernos e atende pacientes de toda a região

Montes Claros – Radioterapia do Dilson Godinho oferece tratamentos muito modernos e atende pacientes de toda a região

Montes Claros – O setor de Radioterapia do Hospital Dilson Godinho, tem atendido diariamente entre 90 a 100 pacientes com câncer, que precisam de tratamentos de radioterapia de vários tipos como: radioterapia externa (teleterapia), radioterapia interna e contato (braquiterapia). Cada modalidade terapêutica é empregada conforme indicação medica com individualização de cada paciente a ser tratado.

Montes Claros - Radioterapia do Dilson Godinho oferece tratamentos muito modernos e atende pacientes de toda a região
Este é o aparelho utilizado para fazer os tratamentos de radioterapia Crédito: Leonardo Maciel

 

Segundo o Físico médico responsável do setor, Luciano Alves Andrade, “existe também a técnica de radioterapia que, além de possuir todas as características de imagens da Radioterapia Conformada Tridimensional (3DRCT), agrega a capacidade de modulação da dose, conhecida como IMRT (Radioterapia de intensidade modulada), capaz de entregar uma dose ainda mais precisa nos tumores poupando ao máximo os tecidos sadios adjacentes. Nesse caso, possibilita-nos ainda tratar regiões diferentes, com doses diferentes, adaptando ainda mais o tratamento para cada situação clínica. Essa modulação é feita através do movimento de lâminas (MLC) acopladas ao equipamento enquanto o feixe de radiação está ativo. Equipado com o MLC de mais alta definição do mercado de Radioterapia”.

Associado ao tratamento radioterápico de última geração, o IGRT (Radioterapia guiada por imagem), consiste em realizar imagens no momento do tratamento ou seja, realiza-se uma tomografia do paciente para verificar a exata localização dos tumores, bem como qualquer variação de órgãos internos do paciente. É exatamente visualizar e verificar o alvo de tratamento diariamente, antes da aplicação da dose. O IGRT e considerado o padrão ouro de imagens para conferência pré-tratamento e permite realizar as mais modernas e precisas técnicas em Radioterapia”. No Dilson Godinho, realizamos IGRT com Cone Beam CT.

 A Braquiterapia, que consiste em uma modalidade de tratamento por meio da qual uma pequena fonte radioativa, é conduzida por uma sonda até que esteja em contato ou fique muito próxima à região de tratamento. Realizada com uma fonte de Irídio192 de alta taxa de dose (HDR), com um equipamento e aplicadores específicos, permitindo altíssimas doses de radiação extremamente localizadas também ‘e realizada no serviço.

Dispomos de equipe médica altamente capacitada para realização dos procedimentos, bem como dosimetristas e técnicos treinados para oferecer o melhor para nossos pacientes.

FUTURO – Em breve, o setor estará realizando duas novas modalidades de tratamento que são a Radiocirurgia e a Radioterapia Estereotáxica Fracionada.  Com o avanço da tecnologia e precisão da radioterapia moderna, consegue-se irradiar lesões encefálicas bem pequenas ou extra cranianas com altíssimas doses de radiação, podendo ser um tratamento ablativo, muitas vezes em uma única sessão de radioterapia.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *