💬
Norte de Minas - Rodovias do Norte de Minas matam um a cada três dias

Norte de Minas – Rodovias do Norte de Minas matam um a cada três dias

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Norte de Minas – Rodovias do Norte de Minas matam um a cada três dias

Norte de Minas – Uma pessoa perdeu a vida a cada três dias em acidentes nas rodovias federais que cortam o Norte de Minas nos últimos dois anos e meio. Os dados foram divulgados nesta semana pela Polícia Rodoviária Federal e colocam as BRS 365 e 251 entre as mais perigosas do Estado.

Norte de Minas - Rodovias do Norte de Minas matam um a cada três dias
Norte de Minas – Rodovias do Norte de Minas matam um a cada três dias

 

Em 2017, 2018 e no primeiro semestre deste ano foram registradas 261 mortes nessas estradas – a maioria delas na 365. Nesse mesmo período, 2.694 pessoas ficaram feridas – média de três por dia – em 2.246 acidentes nas duas rodovias.

Apesar de os acidentes no Estado no primeiro semestre deste ano, incluindo todas as rodovias federais, terem sido menos fatais se comparados aos do mesmo período do ano passado, na BR-365 houve aumento dos óbitos.

Enquanto no primeiro semestre de 2018, 25 pessoas perderam a vida em 286 acidentes na referida rodovia, neste ano foram 30 mortes em 308 acidentes. Já na 251 houve redução – de 23 para 15.

Condições precárias nas rodovias, trechos com curvas perigosas e imprudência dos motoristas estão entre as causas dos acidentes. A maioria das ocorrências com vítimas fatais são colisões frontais, muitas vezes provocadas por ultrapassagens proibidas.

No último dia 22, uma mulher morreu e outras duas ficaram feridas depois que o carro onde estavam bateu de frente em um caminhão. O acidente aconteceu na 365, no trevo que dá acesso à comunidade de Água Boa.

A BR-251 também foi palco de uma colisão frontal no último dia 19, próximo a Montes Claros, entre uma caminhonete e um carro de passeio. Passageiros tiveram ferimentos leves.

No mesmo dia, outra ocorrência semelhante em Bocaina, na zona rural de Grão Mogol, envolvendo uma caminhonete e uma carreta. A Polícia Rodoviária Federal informou que seis pessoas precisaram ser atendidas e levadas para o hospital.

MINAS

No primeiro semestre de 2018, 304 mortes foram registradas nas rodovias federais de Minas, dez a menos que neste ano. No entanto, a quantidade de feridos subiu de 5.280 para 5.309 no comparativo desses seis meses.

Houve diminuição, também, nos registros dos acidentes, de 4.637 no ano passado para 4.031 em 2019. De acordo com o porta-voz da PRF, inspetor Aristides Júnior, a redução se deve ao aumento da fiscalização e à conscientização dos motoristas.

“Tivemos um reforço na fiscalização por causa da Copa América, e o número maior de operações pode ter inibido a ação dos infratores. Além disso, também tivemos a colaboração dos motoristas”, declarou.

Segundo ele, o segundo semestre tende a ser mais violento em decorrência das férias de julho e dezembro. “Geralmente, temos mais acidentes e mortes neste período”, contou.

Os tipos de acidentes com maior número de mortes, nos últimos 30 meses, são colisão frontal (600, saída de pista (259) e atropelamento de pedestre (247).

Novo bafômetro detecta embriaguez por respiração

Novos aparelhos de detecção de alcoolemia, os chamados bafômetros, já começaram a ser distribuídos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – primeiro no Rio de Janeiro. Os chamados “bafômetros passivos” detectam a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho. O bafômetro age por aproximação com o condutor.

“O aparelho facilita bastante o nosso trabalho por questão de agilidade porque o motorista não precisa descer do carro. Na aproximação da cabine do veículo você consegue fazer a detecção da presença de álcool. Ele tem uma sensibilidade bem grande e ganha nessa agilidade”, explica o porta-voz da PRF no Rio, José Hélio Macedo.

O bafômetro passivo apenas indica o consumo de álcool, mas não mede a quantidade no organismo da pessoa, o que é necessário para a aplicação da multa. Por isso, em caso de positivo, será preciso fazer o teste à moda antiga (equipamento com bocal). “O aparelho não dispensa o outro equipamento, porque se o motorista estiver alcoolizado, para fazer a multa ou a prisão a gente precisa ter o teor alcoólico, o índice. E só o outro equipamento faz essa medição”.

As informações são do Portal O Norte

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.
💬