Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Norte de Minas – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta para secas mais severas

Norte de Minas – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta para secas mais severas

Norte de Minas – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que, de acordo com a Agência Nacional das Águas, a região da seca caracteriza-se por apresentar reservas insuficientes de água em seus mananciais e temperaturas elevadas durante todo ano, além de baixas amplitudes térmicas, da ordem de 2ºC a 3°C, forte insolação e altas taxas de evapotranspiração. O ambiente da seca no Brasil, conhecido como o semiárido brasileiro, compreende as áreas de maior escassez hídrica no território nacional. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, os Estados que compõem a lista do semiárido geridos pela Sudene são Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais. Em relação ao último ente federativo, a porção norte do Estado é a mais afetada.

Norte de Minas - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta para secas mais severas
Norte de Minas – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta para secas mais severas

 

Além de fatores climáticos responsáveis pela baixa pluviosidade anual, os danos e prejuízos vinculados à seca em Minas Gerais também são potencializados pela própria natureza pedológica. Como existem locais cujos solos são pouco desenvolvidos, estes, muitas vezes, não apresentam condições satisfatórias para um efetivo armazenamento de água e, portanto, apresenta baixa retenção desta. Associado às causas já descritas, a grande insolação favorece a evaporação e a evapotranspiração, o que contribui para aumentar o índice de aridez. As regiões de Minas Gerais mais afetadas são: Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, ocorrendo entre os meses de maio e novembro.

Em determinados anos, contudo, ocorrem estiagens mais severas e prolongadas agravadas pela quantidade insuficiente de chuvas na estação chuvosa, que, infelizmente, reflete drasticamente nos meses subsequentes. Para mitigar os efeitos gerados pela seca e estiagem, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de transferência de recursos ao Ministério da Defesa, executa através do Exército Brasileiro operação de transporte e distribuição de água potável aos municípios afetados pelos desastres climatológicos. A CEDEC apoia complementarmente o Exército Brasileiro na distribuição de água potável nos municípios mineiros castigados pela seca e estiagem, representando parte das ações de resposta ao desastre relacionado a falta de água.

Para que a resposta aconteça efetivamente, a CEDEC, desde o ano de 2012, realiza a contratação de prestadores de serviços de transporte e distribuição de água potável. Dessa forma, objetivando garantir um atendimento emergencial mais eficiente e eficaz a CEDEC pretende registrar preços para prestação dos serviços de transporte e distribuição de água nos municípios afetados pelos desastres climatológicos.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *