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Golpe do cartão inclui até bloqueio do celular; saiba como se prevenir

Golpe do cartão inclui até bloqueio do celular; saiba como se prevenir

No mês passado, Marcelo (nome fictício) levou um susto quando recebeu um SMS do seu banco avisando que havia entrado no cheque especial. Um minuto depois, a linha do celular parou de funcionar. “Como estava a poucos metros de uma agência, resolvi checar. Para meu espanto, havia um saque de R$ 24 mil em dinheiro com meu cartão de débito!”.

Golpe do cartão inclui até bloqueio do celular; saiba como se prevenir
Golpe do cartão inclui até bloqueio do celular; saiba como se prevenir

 

Marcelo desconfia que golpistas podem ter interceptado um novo cartão de débito que havia pedido há uma semana ao banco, mas nunca chegou à sua casa. Ao ligar para a operadora para saber o motivo do problema com o seu celular, descobriu que alguém havia se passado por ele e pedido o bloqueio da linha. “Fui informado que eu mesmo havia ligado dizendo que o celular havia sido roubado”, afirma.

oana (nome fictício) viveu uma situação parecida em junho. Após sua linha de celular parar de funcionar, entrou em contato com o cartão de crédito e se surpreendeu com uma compra que não havia feito de um passeio de helicóptero, no valor de R$ 18 mil. No mesmo dia da operação, alguém se passou por ela para pedir o cancelamento do seu plano de celular, alegando que estava mudando de país. “Me assustou o fato de terem cancelado com tanta facilidade. Na gravação fica muito claro que eles não pediram dado nenhum”, disse.

Joana também descobriu, uma semana depois, que o número do celular no cadastro do cartão havia sido trocado. “A intenção deles [com o bloqueio da linha] era que não recebesse o SMS sobre o voo. Só que, por acaso, eu já não estava recebendo”, relata.

Questionado sobre o bloqueio das linhas por terceiros, o SindiTelebrasil, que representa as prestadoras de telefonia móvel, reforça que as operadoras têm políticas e diretrizes internas voltadas à área de segurança da informação e antifraude, visando proteger seus clientes. “As operadoras ainda orientam os consumidores a nunca fornecer dados pessoais solicitados por estranhos e acionar as empresas, pelos canais de atendimento, se tiverem qualquer dúvida em relação à sua linha”, diz a entidade.

Os bancos restituíram o dinheiro que foi roubado em menos de uma semana, mas não forneceram nenhum detalhe dos golpes, nem onde ou como foram realizados. A Febraban, que representa os bancos, afirma que para combater problemas de fraude documental, as instituições mantêm equipes que atuam no combate a este tipo de crime e realizam treinamentos sobre o assunto.

A entidade reforça ainda que os bancos investem anualmente R$ 2 bilhões em sistemas de tecnologia da informação voltados para segurança, o que corresponde a 10% dos gastos do setor com TI. “É importante esclarecer que o comportamento do consumidor é crucial para amenizar riscos”, ressalta.

Questionada sobre o registro de casos semelhantes, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirma que as vítimas de golpes podem registrar o caso em qualquer delegacia do estado, mas não disponibilizou números de ocorrências. “Não serão fornecidos mais detalhes sobre a atuação policial para não atrapalhar investigações em andamento”, acrescenta.

Uma pesquisa do SPC Brasil estima que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses, sendo que a maior parte dessas ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartão de crédito. O segundo golpe mais comum é o recebimento de boletos falsos, com 13% das menções.

COMO SE PROTEGER

• Nunca forneça a senha a terceiros
• Nenhum funcionário está autorizado a pedir para o cliente falar ou digitar sua senha ao telefone
• Não forneça dados, nem tire fotos de seu cartão de crédito para comprovar a sua validade (jamais o exiba nas redes sociais!)
• Antes de guardar o cartão, sempre confira se é o seu
• Jamais acesse o app do banco ou internet banking em redes wifi desconhecidas ou públicas
• Comunique imediatamente ao banco a perda, roubo ou extravio de cartão, pedindo o cancelamento
• Nas compras pela internet, utilize sempre o cartão virtual
• Tenha o telefone do banco anotado em local separado para caso sua linha seja bloqueada
• Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, principalmente em caixas eletrônicos. Sempre que possível, use caixas que estejam no interior da agência
• Jamais use celular de desconhecidos para acionar o banco, pois a senha fica registrada no aparelho
• Os bancos não enviam funcionários para retirar seu cartão vencido, bloqueado ou com suspeita de fraude, nem solicitam informações pessoais e senhas. Se isso ocorrer, comunique o banco
• Não solicite cartão pelo correio. Retire-o na sua agência

FUI VÍTIMA. E AGORA?

• Entre em contato com o banco para solicitar o pedido de contestação do débito
• Faça um boletim de ocorrência para comprovar a fraude. Anote todos os protocolos e guarde os documentos que podem ser usados como provas
• Se o banco se negar a devolver os valores, você pode registrar uma reclamação no Procon e/ou na plataformado Ministério da Justiça
• Caso nenhuma das medidas seja satisfatória, é possível mover uma ação judicial contra o banco no Juizado Especial Cível
• Registre sua reclamação no site do Banco Central

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