Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Montes Claros – Vereadores de Montes Claros reivindicam melhorias para saúde

Montes Claros – Vereadores de Montes Claros reivindicam melhorias para saúde

Montes Claros – A falta de remédios e médicos nos postos de saúde em Montes Claros, tem preocupado os vereadores, que pediram melhorias nos atendimentos oferecidos à população, especialmente aos moradores da zona rural do município. Os parlamentares sugeriram a criação de uma policlínica em pontos estratégicos nas comunidades e gratificação para os médicos que precisam se deslocar para as áreas rurais.

Montes Claros - Vereadores de Montes Claros reivindicam melhorias para saúde
Montes Claros – Vereadores de Montes Claros reivindicam melhorias para saúde

 

Segundo a Secretária de Saúde, estuda-se a possibilidade de implantar dentro do Mercado Municipal um “Ponto médico de apoio rural”, para atender moradores da zona rural de Montes Claros, uma vez que o mercado é um dos principais pontos frequentados por esse público.

Contudo, segundo o presidente da Câmara, Vereador Marcos Nem (PSD), o ponto não é a solução para a falta de médicos nos postos de saúde nas comunidades. O parlamentar sugeriu a criação de uma policlínica para viabilizar os atendimentos médicos necessários à população rural, uma vez, que existe comunidade que fica longe da sede do município.

“Os médicos precisam ir até os moradores e não o contrário. As dez equipes médicas que atendem a população da zona rural não são suficiente para a grande demanda. Existe recurso do Tesouro que alinhado com verbas do Governo Federal é possível viabilizar uma gratificação para que os médicos continuem indo às comunidades”, pontuou o Presidente que enviou requerimento ao Prefeito Humberto Souto (Cidadania) para fazer reunião com os profissionais da saúde e analisar a proposta.

O presidente da Comissão de Saúde da Casa, Vereador Marlon Xavier (PTC), afirmou que a classe médica está desmotivada e por isso a gratificação é necessária. “Já fui médico de posto de saúde localizado em comunidade rural e sei da dificuldade em deslocar para locais onde as estradas, quase sempre, estão danificadas. Quando eu fazia esses atendimentos, recebia a gratificação e não existia essa falta de médicos”, disse Marlon.

FALTA REMÉDIO PARA DIABETES

Outro ponto colocado pelos vereadores foi a falta do medicamento Metformina, principal remédio para o tratamento do diabetes (tipo 2). O Vereador Valdecy Contador (PMN) pediu intervenção da secretaria de Saúde para resolver o problema. “A Metformina tem custo baixo e de extrema importância para os diabéticos, essa situação não pode continuar”, pontuou Valdecy.

A secretária de Saúde, Dulce Pimenta, foi procurada para responder as questões apresentadas pelos parlamentares, mas não se pronunciou sobre o assunto.