SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Energia Solar Fotovoltaica na pauta da 24ª FENICS

Montes Claros – Energia Solar Fotovoltaica na pauta da 24ª FENICS

Montes Claros – Energia Solar Fotovoltaica na pauta da 24ª FENICS

Montes Claros – O Instituto  de Desenvolvimento Integrado do Norte de Minas – Idene A Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – ADENOR, com o apoio da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, do Sebrae-MG e, realizará o Seminário Tendências e Oportunidades do Segmento de Energia Solar Fotovoltaica, no dia 12 de setembro, quinta-feira,  durante a 24ª Fenics.

A Adenor terá estande exclusivo para tratar sobre Energia Fotovoltaica
A Adenor terá estande exclusivo para tratar sobre Energia Fotovoltaica

 

O presidente da Adenor, Alexandre Pires Ramos, afirma que “o projeto de potencialização do setor de energia do Norte de Minas foi desenvolvido desde 2012 sob a coordenação da Agência, que teve a capacidade de articular as empresas e instituições, nos níveis federal, Estadual e Municipal, levantando os gargalos encontrados e as propostas de solução a partir do esforço de todos os parceiros trabalhando coletivamente”.

Desde o início foi usado o espaço da Fenics para a avaliação das ações projetadas, revisado o planejamento e engajamento de novas parcerias. Neste ano, o projeto será discutido pela sétima vez na feira de negócios. Desde então, contabilizamos grandes resultados, como a melhoria na estrutura de transmissão, com investimento em andamento de mais de R$ 6 bilhões da iniciativa privada.

A rede de distribuição da CEMIG também teve investimentos significativos, com diversas usinas instaladas e em processo de instalação para comercialização no mercado de leilões. Existem, ainda, projetos para comercialização no mercado livre e centenas instadas, em instalação e em projetos de Geração Distribuída, o que tem mantido o Estado na vanguarda na geração de energia limpa.

Programação

Desta forma o seminário espera receber um público significativo de consumidores empresariais de energia elétrica. De acordo com a programação, a abertura será às 8h, com o gerente regional do SEBRAE, Cláudio Oliveira; Nilson Borges – Diretor Geral IDENE; e Alexandre Pires Ramos, presidente da ADENOR. Em seguida, a palestra “Oportunidades e Desafios da Energia Solar no Brasil”, com Rodrigo Lopes Sauaia, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR.

Outros temas serão abordados, como “A atuação da comissão de energia no fomento aos empreendimentos fotovoltaicos do Norte de Minas”, com o Deputado Gil Pereira, Presidente da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e Recursos Hídricos; “Tendências e Oportunidades no Segmento de Energia Solar Fotovoltaica”, com João Paulo Barra Palmieri, do Sebrae-MG; “Inovação no Segmento de Energia”, com Guilherme Augusto Duarte de Faria, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE; “Oportunidades de Financiamento de Energia Solar Fotovoltaica”, pelas instituições BNB/BDMG/ Banco Do Brasil/ Sicoob Credinor /Santander.

O público conhecerá o Projeto Social de Capacitação e Geração de Energia, pelo Engenheiro Nelson Fonseca Leite, Governador do Rotary 4760. A atuação da ABGD no cenário da Geração Distribuída será apresentada por Carlos A. Evangelista; Presidente da ABGD-Associação Brasileira de Geração Distribuída. Ainda pela manhã, haverá um painel com a exposição de empresas da Região Norte, que instalaram Usinas Fotovoltaicas em seus empreendimentos, com mediação de João Paulo Barra Palmieri.

Na sexta-feira, dia 13, de 15h as 18h, o Painel Políticas Públicas no Setor de Energias Renováveis, direcionado a prefeitos da região, com destaque para o case de sucesso da Prefeitura de Palmas – TO. “Será um debate entre gestores públicos e Governo de MG, Idene, Adenor e Sebrae, sobre as experiências com os Consórcios, com mediação da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento Territorial – Sebrae-MG.

No sábado, dia 14, das 9h às 12h, o Senai Cetel vai realizar uma oficina de Eficiência Energética e Geração Distribuída, para integradores de Usinas Fotovoltaicas. À tarde, a programação se encerra com o Painel Ecossistema de Energia Fotovoltaica, das 14h às 17h, com o IES, Adenor, Idene, Sebrae, Fundetec, ABRADEE. Outras informações pelo e-mail [email protected] e 38 – 2101 3319.

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *