Título da Espanha na Copa do Mundo da FIBA serve de exemplo para o basquete brasileiro
A seleção espanhola supero 95 a 75 ao time argentino na final da Taça Mundial de Basquete da FIBA, que foi disputada na China.
Esta é a segunda vez que a seleção espanhola ganha este torneio.
Dos jogadores da seleção espanhola encontra-se Marc Gasol, quem este ano fez parte dos campeões da NBA com os Raptors de Toroto.
Sem dúvida, a seleção espanhola de Basquete Masculino vem se transformando em uma potência pelos ótimos resultados obtidos nos últimos anos.
A Espanha, acostumada a fazer bonito em Campeonatos Mundiais De Basquete, tratou de assumir o protagonismo da competição e chegou ao topo do mundo.
O Wukesong Sport Center, em Beijing, capital da China, foi o cenário do encontro. A seleção da Argentina procurava seu segundo campeonato mundial (o primeiro o tinha conseguindo na década do 50. Mais os argentinos se toparam com os espanhóis mais contundente durante toda a partida. Com este resultado os argentinos iguala o obtido no ano de 2002, o subcampeonato mundial em Indianapolis (EUA) , pela equipe intitulada como “A geração dourada”.
Para Pedro Sánchez, presidente da Espanha, que se encontrou com jogadores e comissão técnica no mesmo dia em que embarcaram para a China, a continuidade do trabalho e a chave do sucesso espanhol.
“No fundo o que se vê é uma continuidade. Um trabalho bem feito pela Federação e pelos clubes, desde as categorias de base”, disse Pedro Sanchez
Para o ex-jogador da seleção Espanhola Fernando Romay, prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984:
“O segredo do bom basquete, vem desde a base passando pela formação de treinadores e a organização de competições para todas as idades”, foi o que destacou em entrevista ao blog da Betway Esportes, o ex-jogador.”
Basquete no Brasil tem que ser mais profissional disse Ricardo Fischer, armador do Corinthians:
Durante entrevista concedida à Betway, site de apostas esportivas online, o atleta Ricardo Fischer, que já jogou na Espanha e que agora é armador do Corinthians, afirmou que “no país europeu existe uma cultura de basquete e que a modalidade é tratada com muito profissionalismo.”