Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Emprego » Tem entrevista de emprego? Veja o que fazer e o que evitar

Tem entrevista de emprego? Veja o que fazer e o que evitar

Tem entrevista de emprego? Veja o que fazer e o que evitar

Usar roupas adequadas, escolher um vocabulário formal e demonstrar interesse na empresa são alguns das atitudes que ajudam a pessoa a se dar bem na entrevista de emprego

Tem entrevista de emprego? Veja o que fazer e o que evitar
Tem entrevista de emprego? Veja o que fazer e o que evitar

 

No fim de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o desemprego no país apresentou uma leve retração, chegando a atingir 12,6 milhões de pessoas. O índice anterior era de 13,2 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. O IBGE indicou também que aumentou o nível de empregos informais, aqueles sem carteira assinada.

Diante desse contexto complicado da economia brasileira, que ainda não apresenta sinais claros de melhora, muitas pessoas só querem uma chance de voltar a atuar no mercado de trabalho na área de formação.

E, para quem está nessa situação, conseguir uma entrevista é um momento de muita alegria e também de muita expectativa. Criar uma atmosfera de segurança para o momento da entrevista não é uma tarefa tão simples assim.

Escolher a roupa certa, por exemplo, deixando as peças de moda praia para outros ambientes e momentos, pensar na forma como falar sobre as experiências pessoais sem parecer muito arrogante ou muito modesto, mostrar interesse na empresa sem parecer “pidão” demais. Os desafios são muitos e a preparação é a chave fundamental para o resultado ser positivo.

O que fazer em uma entrevista de emprego

Um dos passos mais importantes para se dar bem em uma entrevista de emprego é evitar alguns comportamentos.

Os recrutadores e gestores de Recursos Humanos recomendam, por exemplo, mostrar interesse pela empresa, escolher uma roupa adequada, falar com clareza e firmeza e não citar muito as experiências desagradáveis que teve em outras empresas como alguns dos passos fundamentais para ter sucesso na entrevista.

Mostrar que conhece a empresa

Um dos primeiros passos para o candidato à vaga cativar o recrutador é demonstrar que ele conhece minimamente a empresa para a qual enviou o currículo.

Essa etapa é muito importante porque, no desespero de se recolocar no mercado, muitas pessoas enviam diversos currículos e portfólios para as mais diversas empresas e quando alguma chama para uma entrevista a pessoa já nem lembra que havia entrado em contato originalmente.

Ir para a entrevista sem saber qual o estilo da empresa, seu tamanho, seus principais clientes e sua forma de trabalho pode ser uma péssima ideia, que impacta diretamente no desempenho do entrevistado durante a empresa.

Por isso, antes de ir para a entrevista, seja ela presencial ou via videoconferência, é recomendado que o candidato pesquise sobre a empresa. Isso mostra não apenas interesse, mas também que a pessoa teve o cuidado de se preparar para a entrevista e que sabe o solo em que está pisando.

Vocabulário e postura durante a entrevista

Algumas pessoas têm um estilo mais despojado e irreverente, mas, durante uma entrevista de emprego, é altamente recomendado que o candidato mostre uma postura profissional. Acredite: tudo o que se diz e tudo o que se faz é considerado e avaliado.

No momento da entrevista o recrutador quer avaliar o que o candidato pode acrescentar para a empresa e, certamente, brincadeiras e comentários informais sobre trivialidades não são o que o entrevistador procura.

Gírias e palavrões também não são bem-vindos e, além disso, posturas muito despojadas ou desinteressadas também não são benquistas durante um processo seletivo. É importante ter um vocabulário formal, comunicar-se com clareza e objetividade e mostrar uma postura madura e inteligente.

Roupas adequadas

A temporada do frio já está se encerrando em boa parte do país e muitos brasileiros voltam a ter que lidar com o calor de 30 graus diariamente. Em uma situação dessas, é tentador vestir uma roupa com um ar mais praiano no dia a dia.

Mas, em uma entrevista de emprego, trajes muito verão precisam ser evitados. Ou seja, saias muito curtas, blusas muito decotadas e, para os homens, os shorts devem ser desconsiderados nesse momento. É preferível passar calor a deixar a impressão de que depois da entrevista a pessoa vai para a praia ou para a piscina.

Isso não significa que a pessoa precisa fritar e morrer de calor. É perfeitamente possível usar saias e vestidos, no caso das mulheres, mas é mais adequado escolher os comprimentos mídi. Para os homens, tecidos mais suaves, como o algodão e o linho, por exemplo, são opções igualmente adequadas.

Não citar experiências desagradáveis em outras empresas

Outro comportamento que os recrutadores recomendam evitar é que os candidatos falem mal das empresas pelas quais já passaram. É claro que todo mundo já teve experiências desagradáveis, mas esse tipo de comentário “queima o filme”, dá pontos negativos para o candidato.

Chegar na hora da entrevista e apontar os problemas dos antigos chefes e os defeitos da antiga empresa mostra não apenas falta de maturidade como um comportamento antiético e não é isso o que as empresas procuram. Além disso, os recrutadores podem pensar que, ao sair da nova empresa, o candidato vai repetir o comportamento.

Por isso, os recrutadores recomendam que o candidato guarde os problemas para si ou para uma terapia e, na hora da entrevista, só cite o crescimento e as experiências enriquecedoras.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *