Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Custo da produção rural no Rio Grande do Sul registra leve queda

Custo da produção rural no Rio Grande do Sul registra leve queda

Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) teve uma valorização de 3,88% especialmente pela alta cambial.

Levantamento realizado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) mostra que os custos de produção registraram uma queda de -0,14% em setembro. Este é o quarto mês consecutivo de retração no Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP).

Os dados são referentes aos produtores do Rio Grande do Sul, mas serve como parâmetro para todas as regiões do Brasil. Neste estudo são considerados os preços do trator, dos insumos, mas o custo dos fertilizantes tem impactado diretamente no resultado, mesmo com a taxa de câmbio em ascensão.

Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) teve uma valorização de 3,88% especialmente pela alta cambial. O IICP acumula uma queda de 2,68% em 12 meses, especialmente pela redução do preço dos fertilizantes em 11% na comparação com setembro de 2018.

Se os custos apresentam queda mesmo com a alta cambial, os preços foram impactados por ela, especialmente a soja. Mas o aumento em setembro não foi o suficiente para a recuperação do IIPR em 12 meses, que registra -4,01%, resultado inverso ao IPCA Alimentos que atingiu crescimento de 3,56%.

E por falar em produção rural, no mercado há grande oferta de máquinas Massey Ferguson, uma das marcas mais usadas no Brasil.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.