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Norte de Minas – Hospital de Januária implanta programa de qualidade contínua

Norte de Minas – Hospital de Januária implanta programa de qualidade contínua

Norte de Minas – O diretor administrativo do Hospital Municipal de Januária (HMJ), Jaílton Xavier, juntamente com a coordenadora de enfermagem, Gabriela Fernandes, deram início a implantação do Programa de Qualidade Contínua na instituição. O programa consiste em realizar reuniões mensais diretamente com os colaboradores do hospital afim de estimular o cumprimento das normas e procedimentos operacionais padrão em vigor. O escritório da qualidade do hospital já vem monitorando os indicadores de qualidade e a partir dos achados tem norteado as ações e as medidas a serem adotadas para melhoria do serviço, como capacitações e ações emergenciais.

Meta é dinamizar o atendimento e ofertar serviço de qualidade de forma humanizada
Meta é dinamizar o atendimento e ofertar serviço de qualidade de forma humanizada

 

No dia 1º de outubro deste ano a vigilância sanitária estadual emitiu Alvará Sanitário de Funcionamento para o HMJ, um dos pontos exigidos para emissão do documento é a adoção ferramentas capazes de medir, acompanhar e sanar eventuais inconsistências, para isso é necessário conhecer os indicadores de qualidade e as ferramentas de controle e registro.

Jaílton Xavier disse que de posse do Alvará Sanitário a responsabilidade do Hospital aumenta muito, uma vez que os padrões mínimos de qualidade precisam ser mantidos. Entretanto acrescentou, disse que o mínimo exigido já foi cumprido, a meta agora á avançar para padrões de qualidade superiores. Para isso entender as necessidades e a rotina de trabalho vivida pelos servidores é nossa estratégia inicial, pois quem executa as atividades são àqueles com maior condições de apontar onde é preciso melhorar internamente.

Colocar o servidor diretamente neste processo da busca de um padrão de qualdiade superior é um feito inédito no HMJ, a direção administrativa ao inserir toda equipe de trabalho, cria um ambiente propício na instituição. Como consequência, melhora significativamente as chances de êxito, pois o funcionário não se sente excluído do processo, pelo contrário é chamado a ser um multiplicador e um agente de transformação capaz de garantir uma assistência de qualdiade de forma humanizada. Além de proporcionar um ambiente de trabalho “leve”, agradável de se trabalhar, porém com a exigência da responsabilidade profissional, como deve ser.

Outro ponto do programa consiste no fortalecimento das comissões técnicas e na intensificação de capacitações em serviço para os servidores. Uma das sugestões partiu da comissão de educação permanente do hospital, a parceria com instituições de ensino que utilizam o espaço do HMJ como campo de estágio, como contra partida será exigido a partir do próximo ano, constado em contrário de parceria, a organização de oficinas de capacitação para os servidores.

Por Ricardo Soares

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