Semana Global do Empreendedorismo - CLIQUE AQUI

Últimas Notícias
Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Minas Gerais » MG – Crescimento do uso de celular ao volante gera 408 multas por dia em Minas Gerais

MG – Crescimento do uso de celular ao volante gera 408 multas por dia em Minas Gerais

MG – Crescimento do uso de celular ao volante gera 408 multas por dia em Minas Gerais

MG – As estatísticas do Departamento de Trânsito (Detran) apontam que até o mês de setembro o uso do celular ao volante subiu mais de 10% em Minas Gerais. A cada 24 horas, 408 ocorrências foram registradas, ou seja, 124.069 multas somente em 2019.

MG - Crescimento do uso de celular ao volante gera 408 multas por dia em Minas Gerais
MG – Crescimento do uso de celular ao volante gera 408 multas por dia em Minas Gerais

 

Além disso, os números mostram flagrantes em vias urbanas e rodovias, onde a ameaça é ainda mais fatal.

No entanto, a popularidade dos aplicativos de transporte de passageiros e entrega de comida pode ter contribuído para o crescimento do uso do celular ao volante.

De acordo com o professor Márcio Aguiar, as infrações por segurar e manusear o aparelho chegam a 93,7 mil. Já os flagrantes dos condutores falando ao telefone registrar 29,4 mil multas.

O especialista ainda alerta que o viva-voz também não é seguro, já que o condutor interage com outra pessoa, o que devia a atenção do motorista.

O chefe do setor de Comunicação Organizacional da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), responsável pelas estradas estaduais mineiras, o tenente André Muniz ressalta que o uso do celular está no topo das infrações cometidas pelos condutores.

O tenente destaca que a internet contribui para o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já que há condutores que utilizam o aparelho para fazer imagens de acidentes e postar nas redes sociais.

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) aponta que no país, por dia, 150 motoristas sofrem acidentes por causa da infração.

Vale lembrar que no inicio deste mês, foi lançado o aplicativo Modo Trânsito Dpvat com o objetivo de incentivar comportamentos mais seguros no trânsito.

O app responde mensagens e ligações recebidas enquanto o motorista está dirigindo. Até o momento, quase 30 mil downloads foram feitos e 395 mil alertas de retorno disparados.

A gerente de Marketing da Seguradora Líder, responsável pela plataforma disse que acredita que o app contribui para conscientizar a população sobre os riscos, já que a tecnologia auxilia os motoristas a manter o foco somente na direção.

Porém, o especialista Márcio Aguiar ressalta que o aplicativo não resolve o problema sozinho, já que é urgente a reeducação do condutor em relação ao uso do aparelho celular no trânsito.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *