Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Estiagem obriga Copasa a implantar rodízio em Montes Claros

Montes Claros – Estiagem obriga Copasa a implantar rodízio em Montes Claros

Montes Claros – Estiagem obriga Copasa a implantar rodízio em Montes Claros

Montes Claros – Diante do longo período de estiagem no Norte de Minas e em Montes Claros que vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão das fontes de produções dos Rios do Alfeirão (Lapa Grande); Porcos; Pacuí; Saracura; Juramento; Canoas e Verde Grande (sazonal) – os três últimos já secos.

Montes Claros - Estiagem obriga Copasa a implantar rodízio em Montes Claros
Montes Claros – Estiagem obriga Copasa a implantar rodízio em Montes Claros

 

O presidente da Copasa Engº Carlos Eduardo Tavares acompanhado dos diretores de operação e técnico, durante uma reunião com o Prefeito Humberto Souto e o Procurador do município, deliberaram o inicio do rodízio a partir do dia 17 de Novembro.

Esta medida enfoca garantir o fornecimento de água aos moradores da cidade durante o período crítico. A Companhia está adotando o rodízio como medida emergencial, portanto, equalizando a distribuição de água nas partes mais altas e baixas.

Foi uma decisão acertada, diante do anseio da população que há tempos vem implorando para que o rodízio voltasse “dia sim – dia não”, diante dos desperdícios observados.

Informações, que, no inicio do ano 2020 as obras da captação no Rio São Francisco em IBIAI –MG irão iniciar – é uma garantia para o desenvolvimento de Montes Claros – que não pode esperar por construções de barragens ainda ilusórias. Esta nova captação irá garantir água por mais 50 anos na capital do Norte de Minas.

A captação do Rio Verde Grande (foto) está localizada próxima a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Juramento – é uma captação sazonal, de Novembro a Abril apenas durante o período chuvoso – vazão media 250 litros por segundo. Uma alternativa para poupar a Barragem de Juramento atualmente com 14 % da sua capacidade.

(*) José Ponciano Neto Tec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *