Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Mais Seções » Entretenimento » Entenda o porquê da febre do reality show culinário na TV brasileiras

Entenda o porquê da febre do reality show culinário na TV brasileiras

Entenda o porquê da febre do reality show culinário na TV brasileiras

Se antes os programas culinários eram focados no público feminino, hoje eles conseguem atrair pessoas de todos os gêneros e idades

Entenda o porquê da febre do reality show culinário na TV brasileiras

Programa de culinária não tem nada de novo. Em 1968, a Cozinha Maravilhosa da Ofélia se estabelecia como o 1º programa culinário da TV brasileira, seguido pelo  Programa da Palmirinha (1999-2010) e pelo Mais Você, da inconfundível Ana Maria Braga (de 1999 até hoje).

Porém, a gastronomia tem aparecido de uma forma bem diferente do convencional: são os realities shows culinários. Neles, é possível ver o preparo de receitas fáceis e sofisticadas por pessoas comuns que gostam de cozinhar, sempre com a supervisão — e pressão — de chefs renomados.

Os realities trazem uma nova cara para o ambiente da cozinha, que se torna um verdadeiro palco de competições.

Valorização da culinária

Por muito tempo, a cozinha foi tida como um ambiente estritamente feminino, onde era feito todo o preparo das refeições servidas ao longo do dia. Porém, as lutas feministas e sua busca por igualdade de gênero fizeram com que as mulheres não ficassem mais restritas a esse ambiente.

Além disso, as próprias mudanças no cotidiano, muito relacionadas ao avanço da globalização e das novas tecnologias, acabaram por exigir das pessoas uma agilidade maior nos processos diários e um menor tempo para a vida doméstica, a exemplo da cozinha.

Ao mesmo tempo, a indústria alimentícia viu nessa mudança da rotina familiar uma oportunidade: oferecer produtos de fácil e rápido preparo. É nesse sentido que os produtos industrializados ganham vazão no mercado. Mas se seu consumo é fácil e até mais barato, provavelmente, ele é artificial e nada saudável.

Nos últimos anos, porém, esse quadro parece estar se modificando. Isso porque a preocupação com uma alimentação mais equilibrada e natural vem ganhando cada vez mais força.

Culinária na TV

Programas de culinária como Cozinha Prática, com Rita Lobo (GNT), por exemplo, aparecem exatamente nesse sentido, levando o telespectador, independentemente de sua idade ou gênero, a olhar para o preparo dos alimentos com mais carinho.

Ao mesmo tempo, a chamada onda fitness, movimento muito atrelado ao emagrecimento, também acaba motivando as pessoas a se alimentarem melhor, principalmente através da ingestão de alimentos naturais, como frutas e verduras.

Como afirma a jornalista Isadora Rupp “a neura fitness acabou trazendo algo de bom, já que passamos a ficar um pouco mais atentos ao que comemos […] Em paralelo, a televisão, principalmente a paga, mas também a rede aberta, está focada em criar cada vez mais programas que nos ensinem a cozinhar”.

Esse conjunto de fatores acaba favorecendo o boom dos realities shows que, além da questão culinária, mostram competições entre pessoas comuns na busca pelo prato perfeito.

Realities shows de culinária no Brasil

Nos últimos anos, o chamado reality show culinário tem ganhado as telinhas do mundo inteiro, e aqui no Brasil não tem sido diferente. São programas que trazem disputas pelos melhores pratos feitos por pessoas comuns, sob a supervisão de renomados chefs de cozinha.

MasterChef Brasil (Band)

Sob a supervisão dos chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, 16 cozinheiros amadores vão competir entre si na elaboração dos melhores pratos. O programa, que é o mais popular e também o mais antigo da categoria no Brasil, está na sua sexta edição e, atualmente, conta com a versão MasterChef – A Revanche.

Cozinha sob Pressão (SBT)

Versão nacional do Hell’s Kitchen, o Cozinha sob Pressão é o reality do SBT apresentado pelo chef Carlos Bertolazzi. Os competidores precisam ralar muito para conseguir criar os melhores pratos, em tarefas muitas vezes complicadas, sob as críticas de um chef com personalidade pra lá de forte.

Mestre do Sabor (Globo)

Apresentado pelo chef Claude Troisgros, tendo José Avillez, Kátia Barbosa e Léo Paixão como jurados, Mestre do Sabor é o primeiro reality culinário da Globo. Ao contrário dos outros, o programa reúne na competição chefs experientes que devem elaborar diferentes pratos, sempre valorizando a gastronomia nacional.

Famílias Frente a Frente (SBT)

O programa reúne doze famílias que são apaixonadas por gastronomia e que vão se enfrentar em busca do título de “Melhor Comida Caseira do Brasil”. Apresentado por Tiago Abravanel, o programa que estreou esse ano no SBT tem como jurados Carmem Virgínia, Gilda Bley e Alê Costa.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *