Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Mais Seções » Turismo » Você conhece o turismo sustentável?

Você conhece o turismo sustentável?

Você conhece o turismo sustentável?

A modalidade do turismo vem adquirindo adeptos e se tornando uma ótima alternativa para o planeta

Você conhece o turismo sustentável?

 

Você, com certeza, deve ser um amante nato das viagens, não é mesmo? Conhecer e desbravar novos lugares nos traz experiências incríveis e inesquecíveis, principalmente quando é um sonho conhecer tais locais.

Mas, você sabia que a atividade do turismo praticada de forma irregular, pode trazer malefícios para o meio ambiente? Por isso existe o turismo sustentável, uma iniciativa que visa proteger a nossa natureza, reduzindo o impacto ambiental causado pelas pessoas que visitam uma determinada localidade.

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto, além de conhecer dicas de como praticar um turismo sustentável? Então, você está no lugar correto! Basta seguir a leitura.

Afinal, o que é um turismo sustentável?

O turismo sustentável pode ser definido como uma área da profissão que atua em perfeita harmonia com a natureza e com as comunidades que cercam um determinado local. Ou seja, os turistas conseguem visitar normalmente o destino, mas precisam estar atento às especificidades, sejam elas em níveis ambientais ou sociais.

O Código Mundial de Ética do Turismo reforça que esse tipo de turismo prevê um melhor futuro, agregando ações que contemplam a curiosidade dos viajantes, mas não deixando os nativos de lado. Por fim, mantém a integridade cultural e os sistemas de suporte à vida.

Qual a diferença para o ecoturismo?

Quando falamos em turismo sustentável, muitos confundem com o ecoturismo. No entanto, essas duas modalidades possuem suas diferenças. Caso você esteja com dúvidas, vamos explicar direitinho.

Enquanto o turismo sustentável prevê uma atividade econômica responsável, que leva em consideração os anseios ambientais e sociais, o ecoturismo visa um aprofundamento na vivência com o meio ambiente, sendo mais específico.

Ou seja, você pode, por exemplo, estar visitando Salvador, capital da Bahia, e estar praticando um turismo sustentável. Como? Respeitando e apreciando a cultura local, sem danificar seu meio ambiente e social.

O ecoturismo pode ser visualizado por meio de um roteiro de viagem em que a pessoa se adentre na mata e conheça as peculiaridades da natureza, atividade que pode ser realizada em Trancoso, cidade no interior da Bahia, por exemplo.

Devido a sua importância, essa é a atividade turística que mais cresce no mundo.

Como praticar o turismo sustentável?

Agora que você já entendeu a importância do turismo sustentável, que tal algumas dicas para colocá-lo em prática na sua viagem? Confira abaixo:

Não deixe lixo pelo caminho

Essa dica pode parecer um pouco óbvia para alguns, mas ela não é praticada por todos. É imprescindível que nenhum lixo gerado por turistas fique no caminho. Assim, estará claro que há um respeito com o local visitado.

Então, se estiver em um lugar de difícil acesso, onde não há lixeiras, reserve uma sacola pequena de fácil manuseio e guarde nela os resíduos, e, depois, descarte-os em um lugar apropriado.

Respeite e compre a arte local

Ao respeitar e comprar arte local, você estará valorizando os artistas daquela região que vivem do artesanato. Além de estar diante de lindos adereços, estará movimentando a economia local, ajudando, então, o povo a crescer financeiramente.

Experimente a comida regional

Nada melhor do que visitar locais distintos e saborear as iguarias regionais, não é mesmo? Seja no Brasil ou no exterior, não deixe de provar alimentos oriundos especialmente daquela região ou povo.

Você estará ajudando na economia local. Além disso, estará consumindo um alimento que gera menos impacto de produção.

Respeite as crenças dos povos

A última dica é mais que primordial. No mundo existem milhares de crenças, cada uma com seus preceitos. Por isso, ao visitar um local com costumes diferentes dos seus: respeite. Desse jeito, a experiência será muito mais prazerosa.

Somando ao fator acima, será um momento lindo para aprender novos dogmas e se apaixonar pelo diferente.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *