Últimas Notícias

Como garantir a segurança dos funcionários em seu escritório

Como garantir a segurança dos funcionários em seu escritório

Veja como proteger os dados da sua empresa e dos seus funcionários

Como garantir a segurança dos funcionários em seu escritório

 

As empresas precisam se preocupar mais com a segurança dos seus funcionários, já que o ambiente corporativo deve ser seguro para todos os envolvidos. Pensando nisso, criamos este artigo para listar algumas dicas para garantir a segurança dos dados de seus colaboradores.

Qual é a importância de garantir a segurança dos funcionários?

Antes das dicas, vamos explicar melhor a importância de garantir a segurança dos seus colaboradores. O primeiro motivo crucial é simples: esses profissionais trabalham diretamente com os sistemas de sua empresa, conhecem os seus processos, por isso, precisam estar sempre seguros.

O segundo motivo é para evitar erros. A maior parte dos erros que resultam na exposição de dados é causado por seres humanos. Além disso, é possível que haja falhas estruturais em softwares e outros equipamentos de sua empresa, e os funcionários precisam saber contornar a situação para evitar maiores problemas.

Medidas eficientes de segurança

Confira abaixo a nossa lista de dicas para garantir a segurança dos funcionários:

Treinamento e capacitação

A melhor maneira de garantir a segurança dos funcionários é capacitando-os para situações excepcionais e até mesmo perigosas, e claro, para que eles sigam as regras de sua empresa. Isso pode ser fundamental para aumentar o nível de segurança.

Todos os seus colaboradores devem estar capacitados para executar os processos corretamente e, sempre que preciso, fazer todas as verificações de segurança necessárias.

Eles também devem ser aconselhados a não falar sobre questões de trabalho fora do escritório. Também é uma boa ideia recomendar que eles evitem acessar dados ou o sistema da empresa em computadores públicos.

Uma boa ideia é instalar antivírus, implementar a criptografia e usar outras ferramentas que possam garantir o acesso seguro em smartphones e computadores pessoais de seus colaboradores.

Criptografia de ponta a ponta

A criptografia é uma tecnologia bastante usada para a proteção de dados. Essa técnica consiste em embaralhar os dados, impedindo que hackers invadam o seu sistema e possam roubar e expor os dados de seus funcionários e de sua empresa.

Dessa maneira, você pode garantir a proteção dos dados de todos os funcionários e manter as informações intactas, mesmo que seu sistema seja invadido. Aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, já utilizam essa tecnologia para proteger os dados dos usuários.

Assinatura digital

A assinatura digital é outra tecnologia essencial para garantir a segurança de dados. Assim, você pode prevenir invasões contra os softwares e outros sistemas da sua empresa.

Essa tecnologia funciona da seguinte forma: sempre que o usuário for entrar no seu sistema, editar ou imprimir algum documento, por exemplo, ele precisa da assinatura digital para ter acesso e permissão para realizar essas ações.

Distribuindo assinaturas digitais entre os funcionários, você consegue garantir a segurança das informações e ainda proporcionar aos funcionários um maior controle de seus próprios dados.

Backups frequentes

Outra maneira de aumentar o nível de segurança do seu sistema é programar backups frequentes. Dessa forma, você pode garantir que seus dados fiquem intactos, mesmo que seu sistema seja invadido.

Assim, você pode se recuperar rapidamente e evitar qualquer tipo de perda. Os backups podem ser programados e agirem automaticamente. Com isso, o próprio sistema pode gerar pontos de restauração nos computadores da sua rede.

Troca frequente de senhas

Troque frequentemente as senhas de todos os seus colaboradores. Além da troca frequente, também é preciso que você coloque senhas complexas.

Essa é uma maneira de dificultar o acesso de hackers ao seu sistema por meio do login e da senha dos seus funcionários. Isso garante a sua segurança e a segurança dos seus colaboradores.

Esse método é muito usado por hackers para invadir sistemas. Senhas fáceis e que não são trocadas frequentemente facilitam bastante este tipo de ação.