Norte de Minas – Adventistas participam de retiro espiritual
Norte de Minas – O mês de fevereiro é sempre muito aguardado pelos brasileiros, devido o feriado prolongado de Carnaval – são cinco dias em que muitas empresas e várias instituições entram em recesso. Muitos aproveitam esta data para participar dos tradicionais blocos de Carnaval, outros escolhem os retiros espirituais.
E há muitos anos, crianças, jovens, adultos e idosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia participam dos chamados acampamentos de verão ou retiro espiritual, que neste ano acontece de 21 a 26 de fevereiro. Alguns ficam hospedados em barracas, outros, em alojamentos. O importante mesmo é se distanciar das cidades e buscar refúgio em sítios ou outros ambientes que tenham estrutura para um acampamento. Os participantes aproveitam esse período para desenvolver novas amizades, participam de brincadeiras, atividades recreativas, descansar e, como cristãos, aprofundar sua fé através dos cultos que são realizados durante a programação do retiro.
Bruno Mendes Ferreira, é membro da igreja Adventista em Januária, estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental, participa do acampamento em Pandeiros, distrito de Januária. Para ele o contato com a natureza neste período é essencial
“O retiro espiritual é um evento organizado pela igreja e que considero de suma importância para nós jovens, pois em contato com a natureza sentimos paz e tranquilidade e assim percebemos o suave agir de Deus. Também há o contato com os outros que nos permite escutar vivências e partilhar as nossas, construindo novos vínculos e percepções valiosas para a vida”, assinala Bruno.
Para o micro empresário Jocivan Cardoso, residente em Pedras de Maria da Cruz e que participou de vários retiros, esta é a oportunidade de solidificar as amizades já existentes e para também conhecer outras pessoas. Ele que participa do acampamento em Pandeiros, salienta que a parte espiritual é outro momento importante, oportunidade para ficar mais perto de Deus em meio a natureza.
Pastor Deber Coutinho, organizador do retiro espiritual em Pandeiros, conta que 120 pessoas participam do acampamento. Para ele ter os fiéis reunidos nesse período de Carnaval é uma oportunidade de fortalecer a vida espiritual e também momento para fazer novas amizades.
O eletricista Istael Morais afirma que esta é uma das datas mais aguardadas do ano.
“Aqui é lugar de paz, lugar de reencontros, comida gostosa, fazer amizades e principalmente lugar de renovar as energias espirituais. Aqui sinto que estou passeando com Deus em meio a natureza que Ele nos deu de presente”, ressalta.
Pastor Moises Carvalho Junior, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Norte e Noroeste de MG, ressalta a importância do acampamento para a juventude e a família em geral. Destaca que em várias cidades da região, famílias estão reunidas para o lazer em meio a natureza, e fortalecimento espiritual. Jovens e famílias de João Pinheiro e Unaí, no noroeste de MG participam de um retiro, são 130 pessoas ao todo participando.
“Em Itacarambi por exemplo, são 360 pessoas participando do acampamento. A juventude está unida e quer ser uma benção na vida de outros jovens. Este é o momento para fortalecer a vida espiritual da nossa juventude e estreitar os laços de amizade”, afirma o pastor Moises.