Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Norte de Minas – A Região do Norte de Minas supera metas de vacinação

Norte de Minas – A Região do Norte de Minas supera metas de vacinação

Norte de Minas – Os 54 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros já vacinaram mais de 125,8 mil idosos com idade superior a 60 anos e, com isso, superaram a meta de obter uma cobertura vacinal de, no mínimo, 90% conforme previsto pelo Ministério da Saúde. A estimativa inicial era de que 108 mil 596 idosos fossem vacinados porém, até esta quinta-feira, 30/4, dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) contabilizaram que os municípios já vacinaram 15,92% a mais de idosos.

Norte de Minas - A Região do Norte de Minas supera metas de vacinação
Norte de Minas – A Região do Norte de Minas supera metas de vacinação

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a vacinação de um número maior de idosos se deve ao fato de que ao organizar a realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza o Ministério da Saúde tomou por base o último censo populacional realizado em 2010. “Com o passar dos anos as faixas etárias da população sofrem alterações e, por isso, pode ocorrer aumento ou redução do número de pessoas alvo de campanhas de vacinação, dependendo do público determinado pelo Ministério da Saúde”, observa Agna Soares.

Outro fator que pode ter contribuído para o aumento do número de idosos vacinados neste ano é a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Visando aumentar a capacidade imunológica do organismo, muitas pessoas que em anos anteriores não tomaram a vacina contra a gripe, neste ano podem ter mudado de ideia. Isso é importante, pois se quem tomou a vacina vier a ter algum problema de saúde relacionada a síndrome respiratória aguda grave, possibilitará aos profissionais de saúde avaliar que o problema pode estar relacionado a outros vírus que não seja o Influenza”, explica Agna Soares.

No caso dos idosos, até o momento os municípios que apresentaram maiores percentuais de aumento do número de pessoas vacinadas são: São João da Lagoa (55,81%); Vargem Grande do Rio Pardo (46,91%); Guaraciama (39,26%); Cristália (35,93%); Glaucilândia (35,75%); Botumirim (32,21%); Jaíba (31,57%); Juramento (31,43%) e Montes Claros (30,35%).

Trabalhadores da saúde

Entre os trabalhadores da saúde a meta de imunizar 90% desse público alvo também já foi superada. Dos 24 mil 042 profissionais estimados pelo Ministério da Saúde já foram vacinados 22 mil 184, o que corresponde a uma cobertura vacinal na região da ordem de 92,27%.

Etapas

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou dia 23 de março tendo como públicos alvos idosos e trabalhadores da área da saúde. A vacinação das pessoas que pertencem a esse grupo continua, mesmo com a implementação da segunda fase da campanha iniciada dia 16 de abril contemplando profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; povos indígenas; caminhoneiros; motoristas e cobradores do transporte coletivo.

A terceira etapa da Campanha será iniciada dia 9 de maio com término previsto para o dia 6 de junho, tendo como público alvo: crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos de idade; professores de escolas públicas e privadas.

As informações são da VinTV

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *