Últimas Notícias

Montes Claros – Prefeitura define estratégias para a continuidade do ano letivo 2020

Montes Claros – Prefeitura define estratégias para a continuidade do ano letivo 2020

Montes Claros – Por meio de videoconferência, a Prefeitura realizou o lançamento dos novos documentos que definem e direcionam as estratégias de trabalho do Sistema Municipal de Ensino para continuidade do ano letivo de 2020. 

Montes Claros - Prefeitura define estratégias para a continuidade do ano letivo 2020
Montes Claros – Prefeitura define estratégias para a continuidade do ano letivo 2020

 

Na reunião, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, de gestores e técnicos e de diretores e supervisores das unidades escolares municipais, foram apresentados a Instrução Normativa 01, o Referencial Curricular para Ensino Fundamental, a Proposta Curricular para Educação Infantil e o Monitoramento de Aprendizagem e Intervenção Pedagógica dos alunos do Sistema Municipal de Ensino. 

“O lançamento desses documentos expressa o engajamento e a articulação do trabalho pedagógico entre a Prefeitura e as escolas. Agradecemos e parabenizamos todos os profissionais da educação que acreditam no ensino de qualidade em prol de uma formação sólida e equitativa para todos os alunos das escolas municipais”, destaca a diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elisangela Mesquita. 

Referencial Curricular 

Sobre o Referencial Curricular de Montes Claros (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental), o coordenador dos Anos Finais do município, Rômulo Ferreira, destacou que o documento é o currículo formal, já vigente desde o início do ano letivo, em conformidade com a legislação federal, e contempla as orientações teórico-metodológicas aos professores em relação ao que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam em termos de conhecimentos e habilidades. 

“O processo de elaboração desse currículo teve início em 2018, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determinou que todos os sistemas de ensino elaborassem seus currículos a partir de premissas únicas, a fim de organizar o processo de ensino e aprendizagem em todo o país. A elaboração do Referencial Curricular de Montes Claros contou com a participação e colaboração ativa dos professores em exercício, que ajudaram a formatar uma proposta de trabalho que atendia as exigências previstas na BNCC e, principalmente, adequada a ser executada em sala de aula de acordo com os recursos que temos à disposição e conectada com as necessidades e interesses de nossos alunos e da comunidade escolar”, explica Rômulo.