Últimas Notícias

Montes Claros – Agentes de saúde vão orientar a população sobre medidas de prevenção ao Covid-19

Montes Claros – Agentes de saúde vão orientar a população sobre medidas de prevenção ao Covid-19

Montes Claros – O Município de Montes Claros, através da Portaria nº 20 da Secretaria de Saúde, estabelece a disponibilização de agentes comunitários de saúde para atividades de prevenção ao contágio pelo coronavírus. A medida leva em consideração o Decreto Municipal nº. 4.074, de 16 de julho de 2020, que determina que sejam colocados à disposição da Vigilância Sanitária Municipal até 500 agentes comunitários de saúde.

Montes Claros - Agentes de saúde vão orientar a população sobre medidas de prevenção ao Covid-19
Montes Claros – Agentes de saúde vão orientar a população sobre medidas de prevenção ao Covid-19 – Foto: (Ilustrativa/arquivo)

Os agentes de saúde orientarão as pessoas que descumprirem a obrigatoriedade de uso de máscaras e outras regras sanitárias. Os agentes deverão identificar as partes e as inconformidades sanitárias encontradas, para lavratura de auto de infração pelos agentes de fiscalização ou pela Guarda Municipal.

Os profissionais interessados deverão inscrever-se, através de formulário a ser disponibilizado no site do Município (www.montesclaros.mg.gov.br), das 8 horas do dia 27 até as 18 horas do dia 28 de julho. Os agentes que estiverem enquadrados no grupo de risco também poderão fazer a adesão, desde que assinem o “Termo de Conhecimento e Concordância para Servidores do Grupo de Risco da Covid-19”.
 
Ultrapassando-se o número de 500 inscrições, serão utilizados os seguintes critérios para seleção dos agentes: avaliação da assiduidade e do desempenho das funções na Unidade Básica de Saúde, conforme informações da chefia imediata; possuir carteira de motorista na categoria “B”; e ordem de inscrição. É pertinente destacar que os agentes selecionados trabalharão em regime de escala, em dias, horários e locais indicados pela Secretaria de Saúde, e poderão ser escalados para trabalhar fora da área de abrangência de origem.