Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Montes Claros – “Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática da Educação Infantil Municipal

Montes Claros – “Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática da Educação Infantil Municipal

Montes Claros – “Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática a ser explorada pela Educação Infantil Municipal (Berçário ao 2º Período) até o final de setembro deste ano. O anteprojeto, que visa propiciar à criança a conexão entre a família, a escola e o mundo, por meio da utilização dos meios de comunicação social no contexto da pandemia da COVID-19, foi apresentado  durante uma live realizada com os diretores, supervisores e professores de unidades escolares com Educação Infantil do Município. 

Montes Claros - “Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática da Educação Infantil Municipal
Montes Claros – “Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática da Educação Infantil Municipal

 

Durante o lançamento do anteprojeto, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, e da diretora técnico-pedagógica da Prefeitura, Elisângela Mesquita, a coordenadora de Educação Infantil da Prefeitura, Jane Aparecida Lopes, apresentou todo o material de apoio da nova temática, com as propostas, objetivos, eixos de trabalho, cronograma e sugestões de atividades. A atividade desencadeadora do anteprojeto propõe que os alunos assistam ao vídeo “As Famílias do Mundinho 4” e que as famílias escolham um momento para isso, de modo que instiguem seus filhos aos questionamentos.  

“Esperamos, com esta nova proposta de trabalho, poder contar com a parceria e apoio das famílias nesta empreitada!”, destaca a coordenadora Jane. Para a diretora técnico-pedagógica do município, Elisângela Mesquita, “esta é uma ótima oportunidade para os pais relatarem aos filhos o seu tempo de infância, suas recordações e, ao mesmo tempo, vivenciarem este momento da criança, em família. Além disso, promover uma relação entre família e escola, não somente por meios virtuais mas, sobretudo, conectados numa só direção – o cuidar de si, do outro e de todos. Conectados pelo laço familiar e escolar que nos une, pelas boas recordações guardadas em nossas memórias, pelo momento atual, de aprender a nos comunicar pelo toque na tela e pelo toque no coração”. 

Culminância 

Inspirados no livro “Caixinha de guardar o tempo”, de Alessandra Roscoe, as unidades escolares deverão se organizar para que cada criança confeccione a sua própria caixinha. Na proposta, as crianças serão estimuladas, junto com sua família, a guardarem nela objetos, fotografias, bilhetes e tudo que remeta a alguma lembrança especial. A caixinha deverá ser guardada em casa e, assim que retornarem às aulas presenciais, as crianças serão convidadas a levarem para a escola e a socializarem com os colegas o porquê dos objetos guardados na mesma. 

“A educação infantil sempre trabalha com a proposta de trabalho através da pedagogia de projetos. E este projeto tem um valor muito relevante, pois vai atender os objetivos da Base Nacional Curricular Comum, ou seja, vai estar trabalhando para que a criança aprenda juntamente com a família, que é o momento que ela está vivendo agora. É uma proposta muito atualizada e necessária para esse momento, em que a criança não pode ir à escola por causa da pandemia, mas tem a condição de desenvolver seu trabalho juntamente com a família”, enfatiza a secretária Rejane Veloso. 

Curiosidade 

Antes do lançamento da temática, a Coordenadoria de Educação Infantil propôs no Instagram da Secretaria Municipal de Educação (https://www.instagram.com/educamoc/) uma brincadeira onde foram publicadas fotos de alguns servidores da Secretaria quando crianças, para que os seguidores da página pudessem descobrir quem são.