Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

Curso Instalador Energia Solar

Montes Claros – Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros inicia produção de kits para testes da Covid-19

Montes Claros – Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros inicia produção de kits para testes da Covid-19

Montes Claros – O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG iniciou na última semana a produção de kits para os testes de diagnóstico da Covid-19. O campus, localizado em Montes Claros, vai realizar a montagem de 10 mil kits, até outubro, para atendimento de parte da demanda por testes em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

Montes Claros - Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros inicia produção de kits para testes da Covid-19
Montes Claros – Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros inicia produção de kits para testes da Covid-19

 

Os testes irão atender diretamente à rede de saúde do Norte de Minas Gerais, macrorregião de Saúde do Estado que reúne 86 municípios. A iniciativa pretende suprir parte da demanda da região, diminuindo a dependência dos testes produzidos na capital mineira. Os kits de coleta para diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2 são produzidos por equipe formada por professores, técnicos administrativos, graduandos, mestrandos e doutorandos do ICA em laboratório do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA).

De acordo com a professora Anna Christina de Almeida, que coordena o projeto, os kits já estão certificados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e serão distribuídos na rede de saúde de acordo com a demanda. “Todo o processo de montagem passa por um controle laboratorial muito rigoroso, que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Os kits são para coleta de material para realização de RT-PCR. Com ele, é possível termos a identificação mais segura dos casos positivos e tomar as medidas direcionadas para esse grupo”, explicou.

Os testes RT-PCR são considerados “padrão de referência” e apresentam melhor confiabilidade nos resultados para diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus. “O teste pesquisa o vírus diretamente nas vias respiratórias. O swab, que é uma espécie de cotonete, é preparado para coletar o material da narina e garganta do paciente, e depois é encaminhado aos laboratórios para diagnóstico do vírus”, explicou a professora.

Anna Christina destaca a importância de empenhar equipe e infraestrutura qualificadas da Universidade para atendimento da demanda regional. “Temos uma estrutura no CPCA que, no momento, funciona com pesquisas isoladas em função do isolamento social. Não podemos deixar de nos inserir na oferta de soluções ao problema atual que estamos vivendo”, contou.

Foram investidos recursos da Universidade para a compra de materiais e equipamentos, além da oferta de bolsas a dez estudantes da pós-graduação que compõem a equipe. “Temos a oportunidade de que estes estudantes continuem trabalhando neste período, em que parte das pesquisas precisaram ser paralisadas. É uma oportunidade de vivenciar o debate em torno do problema e se inserir na busca por soluções”, comentou.

O projeto “Centro de Apoio Montagem de kits para Coleta de Material para diagnóstico” é parte de um conjunto de ações da Universidade para o enfrentamento ao novo coronavírus e seus impactos na sociedade. A UFMG recebeu R$21,5 milhões do Governo Federal em abril, que são aplicados em ações elaboradas em conjunto pela Reitoria, Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) e diretorias das unidades acadêmicas.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *