Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Equipes da maternidade e pediatria da Santa Casa presenteiam mamães que doam leite materno para os pequenos pacientes

Montes Claros – Equipes da maternidade e pediatria da Santa Casa presenteiam mamães que doam leite materno para os pequenos pacientes

Montes Claros – Em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, as equipes da Maternidade e Pediatria da Santa Casa de Montes Claros, através do Serviço de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (SIAAM), presentearam as mamães doadoras de leite materno, que por meio de um ato de amor e solidariedade ajudam o desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico dos pequenos bebês prematuros internados no hospital.

 

Montes Claros - Equipes da maternidade e pediatria da Santa Casa presenteiam mamães que doam leite materno para os pequenos pacientes
Montes Claros – Equipes da maternidade e pediatria da Santa Casa presenteiam mamães que doam leite materno para os pequenos pacientes Foto: Ascom Santa Casa

 

“Nós estamos vivendo um momento de bastante dificuldade devido ao coronavírus e somos obrigados a usar máscara para nossa proteção e a do próximo também. Então, tivemos a ideia de fazer máscaras de tecido com a logo da nossa campanha. Uma maneira carinhosa e cuidadosa para agradecer a elas pelo cuidado e amor pelos nossos pequenos internados. As mamães receberam o presente em casa por um colaborador devidamente paramentado. Além disso, todas as colaboradoras da maternidade e pediatria estão com a camiseta que tem a mesma logo”, explica a técnica consultora de amamentação da Santa Casa, Gláucia Ribeiro Porto.

O posto de coleta de leite humano da Santa Casa foi criado há 19 anos, e atende à demanda de recém-nascidos e bebês internados em tratamento nos setores de CTI neonatal, berçário e pediatria, atendendo toda a região, visto que a maternidade, que possui o  título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde em 2001, é referência para as mães de todo o norte de Minas.

Vanessa de Oliveira Cordeiro, funcionária pública, mora em Grão Mogol, mas a distância não a impede de ajudar os pequeninos da Santa Casa de Montes Claros. “No dia 1º de abril, eu tive a minha bebê. Como foi uma cesárea, o leite demorou um pouco a descer. Mas, no terceiro dia após o nascimento, eu produzi bastante leite. Em uma madrugada, amamentando a minha filha, eu lembrei da história dos quadrigêmeos que nasceram no hospital e imaginei a dificuldade daquela mãe. Inicialmente, as doações foram para eles e até hoje continuo doando para o hospital e ajudando a salvar vidas. Deus providencia anjos para estarem levando o leite e fico muito feliz em poder ajudar”, conta a mamãe.


Doação de leite materno em tempos de coronavírus

A técnica consultora de amamentação explica que, devido à pandemia, o número de mães doadoras de leite materno, infelizmente, diminuiu.  “Hoje, atuantes nós temos apenas cinco mãezinhas. Antes da pandemia, já chegamos a ter 27 mães. As mamães ficam receosas. Mas, lembramos que elas não precisam vir ao hospital. Nós levamos todo o material para ela, devidamente esterilizado e entregue por um profissional paramentado. Além disso, atualizamos os exames de saúde dela tanto na residência ou no hospital, necessários para realizar a doação. Caso seja no ambiente hospitalar, nós fazemos o agendamento da coleta, uma vez que o procedimento é individual, e não demora. Nós colhemos rapidamente para ela já ser liberada”, explica Gláucia Porto.

É importante ressaltar que, para a doação de leite materno, é preciso tomar alguns cuidados, como: somente doar se estiver saudável, caso tenha sintomas de gripe ou conviva com quem apresente estes sintomas, suspender a doação nesse período e, caso prefira ir ao hospital, efetuar previamente o agendamento para evitar aglomerações e seguir as orientações para coleta segura.

A gestante ou mãe que deseja doar seu leite pode entrar em contato pelo telefone (38) 3229–2101 ou (38) 9 8828-1594.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.