Últimas Notícias

MG – Projetos da Anater fortalecem cadeias produtivas no estado de Minas Gerais

MG – Projetos da Anater fortalecem cadeias produtivas no estado de Minas Gerais

MG – A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) está levando assistência técnica para milhares de produtores rurais mineiros e promovendo o desenvolvimento sustentável das mais diferentes cadeias produtivas no estado Minas Gerais.

MG - Projetos da Anater fortalecem cadeias produtivas no estado de Minas Gerais
MG – Projetos da Anater fortalecem cadeias produtivas no estado de Minas Gerais Foto: Ascom ANATER

 

De acordo com o presidente Ademar Silva Jr, em Minas Gerais, os projetos da Anater integram mais de 36 mil produtores rurais e 113 empreendimentos da agricultura familiar, entre cooperativas e associações, em 306 municípios. “A atividade agropecuária mineira é muito pujante, e os projetos da Anater integram diversas áreas produtivas, contribuindo para elevar ainda mais a qualidade da produção em todo estado”, destaca.

O presidente explica que os projetos são viabilizados por recursos do Governo Federal, repassados à Anater através de um contrato de gestão com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Para execução das ações, a Anater conta com a parceria da Emater-MG, e de várias entidades privadas prestadoras de Ater”, completa.

Além da Emater, também atuam na execução dos projetos da Anater, em Minas Gerais, a Embrapa Milho e Sorgo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Planejjar Consultoria, a Barra Consultoria, o Instituto de Desenvolvimento Humano, Social e Ambiental (Desenvolver), a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Fazenda Santa Maria (Coopersam) e a Diamantina Projetos.

PROJETOS

Os números mostram a abrangência da ação da Anater no Estado. O projeto Piloto, realizado em parceria com a Emater-MG, viabiliza projetos produtivos em 147 municípios e integra 5.575 famílias de cinco regiões do estado (Leste, Nordeste, Norte, Central e Triângulo Mineiro). Entre as ações, se destacam a assistência a produtores de leite do Triângulo Mineiro, e a agricultores familiares na região dos perímetros irrigados nos projetos Jaíba e Gorutuba, nos municípios de Nova Porteirinha e Jaíba, na região Norte de Minas.

O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, explica que a parceria proporciona o compartilhamento do conhecimento agropecuário e a construção de soluções que promovam a melhoria da qualidade de vida e renda aos produtores mineiros. “Esta é uma parceria exitosa entre a Emater-MG e a Anater para a promoção do desenvolvimento sustentável, através da atuação extensionista na execução de projetos produtivos”.

Segundo Laterza, na região dos perímetros irrigados dos projetos Jaíba e Gorutuba, a Emater assiste 800 agricultores familiares. As atividades econômicas desenvolvidas pelos beneficiários do projeto são bastante diversificadas, com destaque, na fruticultura, para a produção de banana e limão e na olericultura para produção de batata e mandioca, entre outras.

Já na região do Triângulo Mineiro, a Emater assiste 1.000 famílias, em 46 municípios, sendo a pecuária leiteira a base das atividades econômicas dessas famílias. O foco do trabalho é levar um conjunto de conhecimentos e práticas, para melhor manejo e alimentação do rebanho, melhoria, desenvolvimento e/ou recuperação de pastagens, obtenção e gestão dos indicadores zootécnicos ligados à parte reprodutiva e produtiva do rebanho, melhoria genética, sanidade, qualidade do produto, dentre outros.

“A Emater-MG possui capilaridade numa parceria forte e integrada com os municípios e isso cria um ambiente institucional favorável para implementar ações de desenvolvimento e execução das políticas públicas de interesse da comunidade. Acreditamos e confiamos na parceria com a Anater e temos expectativa de ampliarmos nossas ações conjuntas com novos projetos, pois investir em Ater pública é uma agenda positiva para proporcionar o incremento da universalização das políticas públicas, visando a promoção do desenvolvimento sustentável”, avalia Gustavo Laterza.

OUTRAS AÇÕES

A Anater também leva as ações do projeto D. Helder Câmara, que tem como referencial o combate à pobreza, beneficiando 7.714 famílias de agricultores do Semiárido mineiro, e 1.333 famílias beneficiárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

O Semiárido mineiro também é beneficiado com as ações do projeto AgroNordeste, através da parceria da Anater com o Senar, integrando 1009 produtores de 53 municípios.  O objetivo do AgroNordeste é aumentar a competitividade das cadeias produtivas, inserir assentados da reforma agrária na produção agrícola familiar e nos mercados de venda, promover a melhoria das condições sanitárias das atividades agropecuárias (por exemplo, na fruticultura) e realizar estudos em busca de inovações para os produtores rurais.

Além da assistência técnica direta aos agricultores, a Anater também está ofertando qualificação técnica e gerencial para 113 empreendimentos da agricultura familiar, através do programa Ater Mais Gestão, com objetivo de torná-los mais eficientes para participar dos mercados disponíveis, especialmente o institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os empreendimentos beneficiam, diretamente, mais de 20 mil agricultores familiares de todo o estado.

Para dar conta de todos esse trabalho, a Anater qualificou os extensionistas rurais que atuam nos projetos, elevando a abrangência e a qualidade da assistência ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas. Nos dois últimos anos, mais de 1000 extensionistas rurais mineiros já passaram pelo Programa de Formação da Anater e, a partir do próximo mês de setembro, todos os técnicos que estiverem atuando nos projetos irão passar por um curso de atualização, para garantir a efetividade das ações.