Últimas Notícias
Integrantes da startup Locus
Integrantes da startup Locus

Norte de Minas – Startup vencedora do Agita Norte de Minas é uma das 10 selecionadas pelo programa JA Startup

Norte de Minas – Startup vencedora do Agita Norte de Minas é uma das 10 selecionadas pelo programa JA Startup

Norte de Minas – A Startup Locus, vencedora do Agita Norte Minas 2019, foi selecionada entre as 10 melhores ideias de negócio entre 168 pitchs de todo Brasil. A seleção foi feita após a equipe norte-mineira participar de um programa de aprendizado prático realizado pelo JA Startups em parceria com a StarSe. No próximo dia 27 de agosto, acontece o Demoday final, em que serão conhecidas ao vivo as ideias vencedoras. 

Integrantes da startup Locus
Integrantes da startup Locus Foto: Divulgação

 

O Agita é um programa de iniciativa do Sebrae Minas que surgiu em 2016, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e escaláveis, além de estimular o mindset empreendedor entre o público jovem de todas as regiões do Brasil.

O JA Startup é um programa de aprendizagem prática, para que jovens conheçam conceitos, ferramentas e desenvolvam as habilidades necessárias para transformar suas ideias em startups de alto impacto. O curso de pré aceleração foi gratuito e totalmente on-line. Durante três semanas, os participantes tiveram aulas e mentorias e ao final enviaram um vídeo com suas ideias de negócio.

Composta por quatro integrantes, Stephanie Emanuelly Muniz, Rulhyan Gabriel, Glaycon Soares Neri, Cindy Evelyn Oliveira, alunos do 10º período do curso de engenharia mecatrônica da UnifipMoc, a ideia vencedora da Locus consiste na criação de um aplicativo que conecta locadoras a empresas de aluguel de máquinas e equipamentos de engenharia de forma simples e segura.

Ainda não é o resultado final, mas nossa equipe está muito feliz de estar entre as dez melhores ideias do Brasil nesta competição. Estar nessa final nos deu um novo ânimo e a certeza que a ideia tem potencial e está ganhando reconhecimento, agora, a nível nacional. Ainda estamos no começo e temos muito trabalho pela frente, mas isso nos engaja e incentiva a continuar investindo tempo e fé no projeto, conta Setphanie Muniz.

A acadêmica destaca que ter participado do Agita contribuiu muito para que a ideia fosse selecionada no programa da JÁ Startup. A experiência que tivemos no Agita nos deu tranquilidade e percebemos que era possível, uma vez que a metodologia é bem parecida, e tudo que vivenciamos e aprendemos com as mentorias nos deu suporte para apresentação da nossa ideia, ressalta.

Comprometimento e inovação

Yuri Rodrigo, assistente do Sebrae Minas que acompanhou a trajetória da equipe durante o Agita, reforça o comprometimento dos jovens acadêmicos. Esse resultado valida o esforço e a dedicação da equipe durante meses investindo no planejamento e prototipação da startup.  Isso mostra o potencial dos universitários do Norte de Minas no desenvolvimento de ideias capazes de inovar em um mercado tradicional e impactar no comportamento do consumidor, enfatiza Yuri.