Últimas Notícias

Norte de Minas – Unidades avançadas do SAMU contarão com novo equipamento

Norte de Minas – Unidades avançadas do SAMU contarão com novo equipamento

Norte de Minas – As Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU Macro Norte passarão a contar com um novo equipamento para a realização de punção intraóssea (IO) nos pacientes. Na manhã desta terça-feira (25), colaboradores da instituição passaram por treinamentos para manusear o EZ-IO, que é considerado como um dos equipamentos mais modernos e seguros de punção intraóssea.

Norte de Minas - Unidades avançadas do SAMU contarão com novo equipamento
Norte de Minas – Unidades avançadas do SAMU contarão com novo equipamento Foto: Ascom SAMU

 

A intervenção consiste na introdução de uma agulha rígida na cavidade da medula óssea e possibilita o acesso a circulação sistêmica venosa por meio da infusão de fluidos na cavidade medular. Ou seja, a intervenção permite que em situações de emergência os medicamentos e soluções sejam introduzidos com eficácia no paciente. O aparelho facilitará a obtenção de uma via venosa de pacientes graves. A utilização do mesmo é feita em caso de não ser possível estabelecer um acesso venoso de forma rápida ou após três tentativas frustradas.

“A obtenção de uma via venosa em crianças e adultos em estado crítico é imprescindível. As intervenções realizadas pelo SAMU Macro Norte dependem muitas vezes de medicações e fluidos; a depender do agravamento do paciente, pode haver dificuldade na obtenção de acessos venosos comuns”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Correia.

“Na próxima semana o novo equipamento já deverá estar disponível nas nossas USAs, levando mais uma opção aos socorristas das unidades avançadas e mais um recurso aos pacientes em que o procedimento pode representar uma chance maior para o sucesso do atendimento”, conta a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal  de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda.