Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Norte de Minas – Porteirinha implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas

Norte de Minas – Porteirinha implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas

Norte de Minas – Educação empreendedora nas escolas municipais de Porteirinha, no Norte de Minas agora é lei. A Câmara Municipal aprovou, e o prefeito Silvanei Santos sancionou no último dia 21 de agosto a Lei da Educação Empreendedora, norma que insere o empreendedorismo nas instituições de ensino do município.

Norte de Minas - Porteirinha implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas
Norte de Minas – Porteirinha implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas Foto: Ascom Sebrae

 

A regulamentação tem como objetivo disseminar a educação empreendedora e estimular a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Pretende também aproximar a comunidade do ambiente escolar, ao multiplicar os conhecimentos do programa para o desenvolvimento econômico e social da região.

“Com essa aprovação, queremos incentivar o empreendedorismo nas próximas gerações. A lei garante que, independentemente de quem esteja à frente da administração municipal, a educação empreendedora faça parte de forma definitiva da grade curricular das escolas. A cultura e a mentalidade empreendedora desenvolvida pelos alunos por meio de feiras e eventos incentiva esses jovens a pensar em negócios e gerar emprego e renda”, enfatiza o prefeito Silvanei Batista Santos.

As ações de empreendedorismo nas escolas começaram a ser disseminadas no município em 2015 e se firmou em 2017 com as capacitações e oficinas do Sebrae Minas. As atividades abordam temas relacionados às competências empreendedoras, ao trabalho e ao negócio. Cabe aos educadores compreender e replicar para os alunos conceitos e práticas que os motivem a adotar uma postura proativa e eficiente na condução de projetos pessoais e profissionais. Ao todo, cerca de 5 mil alunos de 11 escolas, cinco municipais e seis estaduais, são atendidos pelo programa.

Para a agente de desenvolvimento Rosilei Ferreira, a lei é importante para a continuidades das ações. “Com a lei sancionada, está garantida a permanência do programa de educação empreendedora, uma ação que vem transformando a vida de alunos e educadores do município desde 2015”, reforça.

O analista do Sebrae Minas Jadilson Borges destaca o crescimento da educação empreendedora na cidade. “Porteirinha se firmou com uma das referências em educação empreendedora na região. Além de desenvolver os conteúdos em sala de aula, as feiras do jovem empreendedor movimentam a cidade com a participação da população, o que gera emprego e renda para os alunos e familiares. Com a aprovação da Lei, o Sebrae firma o compromisso de continuar apoiando ações para fortalecer o empreendedorismo juvenil”, salienta o analista.

Euzely Ales de Oliveira é diretora da Escola Municipal Dona Gercina Vilas Boas Alves,  e defensora da educação empreendedora. Apaixonada pelo tema, ela vê no empreendedorismo uma forma de garantir o futuro dos estudantes. “Por meio do programa, oferecemos aos alunos a oportunidade de crescimento, de acreditarem no futuro. Além da teoria vista em sala de aula, esses jovens criam empresas fictícias e geram produtos que são comercializados na feira de empreendedorismo. A oficialização da Lei aumenta nosso compromisso e nos motiva a continuar estimulando nossos alunos a trilhar o caminho do empreendedorismo.

Parcerias

Além do Sebrae, participaram e contribuíram para a criação e aprovação da lei: Sala Mineira do Empreendedor, Superintendência Regional de Ensino, Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Porteirinha (Aciport), Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Porteirinha (Codesp).

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.