Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Norte de Minas – SAMU Macro Norte registra queda no número de acidentes de trânsito

Norte de Minas – SAMU Macro Norte registra queda no número de acidentes de trânsito

Norte de Minas – Um levantamento realizado pelo Setor de Estatística do SAMU Macro Norte apontou uma redução de 15% no número de acidentes de trânsito, atendidos pela instituição, em Montes Claros. Os dados são um comparativo dos primeiros sete meses de 2019 e 2020. A mensuração utiliza números de acidentes envolvendo carro, moto, bicicleta e atropelamentos.

Norte de Minas - SAMU Macro Norte registra queda no número de acidentes de trânsito
Norte de Minas – SAMU Macro Norte registra queda no número de acidentes de trânsito Foto: Ascom Samu Macro Norte / Ilustrativa

 

Na macrorregião da área de atuação do SAMU Macro Norte, que é composta por 86 municípios, também houve uma queda expressiva no número de acidentes. Foram 263 ocorrências a menos em 2020, um declínio de 7%. A maior fatia desses acidentes ainda envolve as motocicletas. Em cerca de 60% das ocorrências de trânsito, veículos de duas rodas estão envolvidos.

Para o médico regulador e intervencionista do SAMU Macro Norte, Wille Dingsor, a queda desses números tem uma explicação: “Pode ser explicado por causa da pandemia. Com indivíduos em isolamento social, nós temos menos circulação, menos trânsito, menos festas, menos pessoas dirigindo sob efeito de álcool, portanto, menor número de acidentes”.

Em contrapartida, as estatísticas mostram uma realidade diferente quando o assunto é ciclismo. Os dados revelaram que houve um aumento de 6% nos acidentes envolvendo bicicletas em Montes Claros. “O que pode justificar esses dados é exatamente o aumento do número de ciclistas. Quando comparamos os dois anos, percebemos um crescimento de indivíduos que passaram a praticar o esporte. Mais gente circulando, mais gente exposta ao risco do acidente”, acrescentou o médico que também é adepto à prática esportiva.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, reforça a recomendação do uso dos equipamentos de segurança por parte dos ciclistas e do respeito à legislação de trânsito. “A prática esportiva é importante para a manutenção da saúde física e mental, mas deve ser realizada com segurança”.