Últimas Notícias

Montes Claros – Pesquisadoras da Unimontes vão identificar a percepção da população sobre a violência

Montes Claros – Pesquisadoras da Unimontes vão identificar a percepção da população sobre a violência

Montes Claros – O Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologia, Violência e Criminalidade (GMVC), coordenado pelas professoras do departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, Maria Ângela Figueiredo e Sheyla Borges faz o questionamento acima em pesquisa que será aplicada junto à população de Montes Claros.

Montes Claros - Pesquisadoras da Unimontes vão identificar a percepção da população sobre a violência
Montes Claros – Pesquisadoras da Unimontes vão identificar a percepção da população sobre a violência Foto: Fábio Marçal

 

O objetivo é identificar como o montes-clarense percebe a violência, os sentimentos que pode provocar, a que pessoa/instituição os moradores recorrem para solucionar problemas relacionados à segurança pública e como a população percebe o trabalho da Polícia Militar.

“Mesmo com o avanço nas políticas públicas e com incentivo cada dia maior por parte do Estado no policiamento da cidade, questiona-se o efetivo alcance da população a esses novos recursos. Isso porque, para um trabalho policial efetivo e de qualidade, faz-se necessária a legitimação por parte da população, para que assim contribuam e confiem na prestação desse serviço”, destacam as pesquisadoras.

APLICAÇÃO

As pesquisadoras explicam que “não é necessária qualquer identificação, o que assegura o anonimato das respostas”. O questionário será destinado a toda população montes-clarense, com aplicação virtual e ficará disponível até o fim do mês de setembro.

Os interessados em participar da pesquisa acadêmica devem acessar o link. O levantamento, que conta com a participação de acadêmicos, vinculados à iniciação científica do GMVC/Unimontes, visa compreender se a percepção de segurança dos moradores da cidade condiz com os índices de violência apontados nos últimos anos e assim, apresentar propostas práticas, em parceria com a Polícia Militar de Montes Claros, para aumentar a sensação de segurança da população e logo, a qualidade de vida na cidade.