Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

3 avanços da ciência que já estão impactando sua vida

3 avanços da ciência que já estão impactando sua vida

3 avanços da ciência que já estão impactando sua vida
Foto: Pexels

 

Hoje em dia, temos mais cientistas em atividade do que em todo o resto da história da humanidade. Com isso, os avanços na ciência dos últimos anos já estão impactando nossa vida em vários aspectos. Ainda assim, algumas grandes descobertas passam quase despercebidas por muitas pessoas, devido à grande quantidade de informação circulando. Veja algumas das grandes revoluções científicas recentes e como elas estão mexendo com nosso cotidiano.

Descobertas sobre o Microbioma

Os microrganismos que habitam nossos corpos por muito tempo foram um grande mistério para a ciência. Porém, nos últimos anos, os estudos sobre nosso microbioma avançaram profundamente. Em 2012 foi divulgada uma pesquisa realizada por 80 instituições, cujo principal objetivo era desvendar todos esses pequenos seres. Hoje em dia, já se sabe que cada pessoa abriga mais de 10 mil espécies diferentes de microrganismos e possui dez vezes mais bactérias do que células.

Essas descobertas já modificaram nossa forma de olhar para a saúde. Antes, qualquer coisa que envolvesse a palavra bactéria era vista como negativa. No entanto, os avanços recentes mostraram que há muitos microrganismos bons em nosso organismo. Com isso, surgiram práticas alimentares que forneceram um equilíbrio entre as bactérias boas e ruins. Essas práticas podem evitar doenças intestinais, reduzir a obesidade e melhorar a qualidade de vida em geral.

Além disso, estes avanços tendem a possibilitar a cura para muitas doenças no futuro, pois os antibióticos são feitos a partir do que sabemos sobre o microbioma.

Lipossomas

A forma de um comprimido influencia diretamente no modo como ele será digerido pelo nosso corpo. É aí que entram os lipossomas, aqueles comprimidos em forma de bolhas com compostos líquidos dentro, que estão cada vez mais presentes em nossa rotina.

As descobertas sobre as aplicações terapêuticas dos lipossomas ainda são recentes, mas já impactam nossa relação com vários tipos de itens. A proprietária da empresa especializada em suplementos lipossomais Sundt, Katrine Rubaek, é segura ao afirmar que esse avanço será o futuro dos suplementos alimentares: “Além de mais fáceis de ingerir, os suplementos lipossomais aumentam a absorção dos nutrientes pelo corpo. Assim, será possível prevenir diversas doenças causadas por deficiências alimentares de um modo bem mais eficaz”.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial está tão presente em nossas vidas que às vezes nem sabemos se algo é feito por um humano ou por um robô. Mesmo já sendo completamente normalizado em nosso dia-a-dia, este é um avanço muito recente da ciência. Sem dúvidas, a internet potencializou a disseminação de diversos tipos de inteligência artificial, principalmente nos casos em que os robôs substituem humanos em algumas tarefas, como atendimento ao consumidor e identificação de imagens.

Mais do que isso, a inteligência artificial também vem ajudando a medicina, como nos casos em que reconhece padrões e facilita o diagnóstico de doenças – inclusive a Covid-19.

O próximo grande passo dessa técnica deve ser a possibilidade de dar “criatividade” às inteligências artificiais, contrapondo dois robôs. Por exemplo: inventar imagens humanas totalmente fieis às verdadeiras. Um dos robôs gera infinitas possibilidades, baseado em seu banco de dados, enquanto o outro reconhece se a imagem criada é verossímil ou não.