You dont have javascript enabled! Please enable it! Cicloturismo em 8 passos: tudo que você precisa saber | Jornal Montes Claros Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Cicloturismo em 8 passos: tudo que você precisa saber

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Cicloturismo em 8 passos: tudo que você precisa saber

Viajar em cima da bicicleta é uma maneira de mudar as perspectivas. Veja como começar a praticar o cicloturismo e planeje o próximo destino.

O cicloturismo é uma modalidade voltada para o lazer e não envolve competições. Uma das vantagens desse tipo de esporte é que ele pode ser praticado por todas as pessoas, independentemente da idade.

É possível realizar o cicloturismo de duas maneiras: usando a bike durante todo o trajeto ou só em parte dele. Ou seja, você pode comprar uma passagem da Viação Piracicabana para chegar ao seu destino, explorando a cidade e suas redondezas com uma bicicleta.

A seguir, separamos informações valiosas para você programar a sua viagem em cima de duas rodas.

Saiba a diferença entre os tipos de cicloturismo

O turismo de bicicleta pode ser praticado em grupo ou individualmente. Existem duas modalidades que merecem atenção. Veja as definições de cada uma delas.

  • Cicloturismo autônomo: nesta categoria, o turista ou o seu grupo realiza a viagem por conta própria, sendo responsável por todas as etapas da aventura, como o planejamento, a hospedagem e outros fatores que devem ser considerados,
  • Cicloturismo com suporte: neste caso, a viagem é organizada por uma agência ou instituição especializada, que cuida do roteiro e do planejamento. Além disso, em algumas situações, é possível contar com um suporte que carrega os pertences dos ciclistas.

Veja dicas essenciais para a viagem

Se você tem vontade de explorar novos lugares na companhia de sua bicicleta, saiba que o planejamento é uma etapa fundamental desse processo. Assim, é possível evitar erros comuns e ter uma experiência enriquecedora. Confira algumas dicas.

1. Não tenha pressa

Lembre-se: você não está em uma competição, e o objetivo não é fazer o menor tempo durante o percurso. Por isso, aproveite a paisagem e pedale no seu ritmo. Ser um cicloturista tem tudo a ver com autoconhecimento e respeito aos limites do próprio corpo.

2. Conheça a sua bike

Para fazer uma viagem segura, é importante conhecer a sua bike. Por isso, procure saber o funcionamento das estruturas dela, como o freio e as marchas, por exemplo. Isso será fundamental para uma viagem tranquila, evitando imprevistos desagradáveis. Caso aconteça algum problema, você saberá como lidar com a situação.

3. Mantenha uma dieta saudável

O combustível da sua bicicleta é você. Por isso, mantenha uma alimentação equilibrada ao longo dos dias. É importante manter-se hidratado durante todo o percurso e evitar refeições muito pesadas antes de pedalar.

4. Calcule distâncias e relevos

Durante o planejamento da sua viagem, calcule a distância geral do percurso e entre as cidades. Dessa forma, é possível planejar quantos quilômetros serão feitos por dia e quais dias exigirão mais esforço. Além disso, lembre-se de analisar o relevo de cada etapa, pois, essa informação fará toda a diferença.

5. Aprenda manutenção básica

Já imaginou estar longe da sua próxima parada e o seu pneu furar? Isso pode acontecer durante uma viagem de bicicleta. Portanto, uma maneira de estar preparado para essas situações é sabendo o básico de manutenção. Além disso, leve sempre um kit de remendos com você.

6. Tenha segurança

Capacetes e retrovisores não são itens obrigatórios, mas é fundamental contar com a ajuda desses acessórios, porque eles irão proporcionar a segurança durante o percurso. Usar roupas coloridas é mais uma maneira de se manter visível na pista e evitar acidentes.

7. Use sites e aplicativos de hospedagem

Se o seu objetivo é fazer uma viagem barata, os aplicativos de hospedagem são uma opção aos hotéis. O site Warmshowers.org, por exemplo, é focado em cicloturistas, sendo possível oferecer ou buscar uma estalagem. O melhor de tudo é que ele pode ser usado no mundo inteiro.

8. Faça uma mala funcional

Este é um ponto que gera muitas dúvidas porque, na hora de arrumar a mala, é normal ter vontade de levar muitos itens. Entretanto, é preciso considerar que, com o passar dos dias, essa bagagem começará a pesar. Por isso, escolha objetos fundamentais para a viagem e evite excessos.

Tire os planos do papel e faça sua viagem

Algumas pessoas idealizam e até planejam a viagem, porém, não realizam o projeto. A melhor forma de fazer cicloturismo é começando. Inicie com percursos menores e pedale em sua própria cidade para adquirir resistência e aumentar os quilômetros percorridos.

Dessa forma, o corpo irá acostumar com as longas distâncias. Depois, programe uma viagem no final de semana ou em um feriado prolongado. Com experiência, você conseguirá realizar projetos maiores e mais ambiciosos, mas o importante é começar.

 

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.