Últimas Notícias

MG – Fumaça do Pantanal chega a Minas Gerais no domingo (20)

MG – Fumaça do Pantanal chega a Minas Gerais no domingo (20)

MG – Imagens de satélite retratam que a nuvem de fumaça decorrente das queimadas no Pantanal está prestes a chegar a regiões do estado de Minas Gerais.

Imagens revelam o impacto das queimadas no Pantanal
Imagens revelam o impacto das queimadas no Pantanal Foto: Mauro Pimentel / AFP

 

Hoje contida sobre São Paulo, a fumaça avança no decorrer de todo o sábado (19) e já neste domingo (20) será fácil perceber os estragos ambientais da destruição do Pantanal sobre os céus dos municípios nas regiões do Triângulo Mineiro e do Sul. A fumaça chegará ainda a Belo Horizonte, entretanto, uma rápida mudança no tempo com a aproximação de uma frente fria minimizará o impacto da nuvem na cidade e na região metropolitana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o deslocamento de uma frente fria que está atuando sobre São Paulo será responsável pelo avanço rápido da fumaça em regiões mineiras. “Acreditamos até o momento que a nuvem de fumaça vai chegar apenas no Triângulo e no Sul. Hoje a fumaça está atuando sobre São Paulo e com a frente fria poderá causar uma ‘chuva negra’ na cidade. Com o deslocamento desta frente fria que deve avançar durante toda a noite por Minas Gerais, a fumaça também chega. Em relação a Belo Horizonte, se chegar a fumaça, ela chegará com menor intensidade”, detalha o meteorologista Cléber Souza.

A fumaça que viaja desde o Pantanal carregando consigo partículas de fuligem e poeira poderia provocar complicações respiratórias e até mesmo cardíacas em moradores de Minas Gerais onde o tempo está seco e quente há mais de sete dias, como em Belo Horizonte, entretanto, precipitações esperadas para este domingo e também para os próximos dias prometem aliviar os efeitos e dispersar a própria fumaça.