Últimas Notícias

Com Rodrigo Faro, ‘Canta Comigo Teen’ estreia neste domingo (4) na RecordTV

Com Rodrigo Faro, ‘Canta Comigo Teen’ estreia neste domingo (4) na RecordTV

Chegou a vez das crianças e adolescentes subirem ao palco e soltarem a voz na tela da RecordTV. Estreia neste domingo, às 18h, o “Canta Comigo Teen”, versão infanto-juvenil do formato que foi o último programa apresentado por Gugu Liberato (1959-2019) na televisão brasileira e que foi indicado ao Emmy Internacional 2020 na categoria melhor programa de entretenimento sem roteiro. Rodrigo Faro foi o escolhido para apresentar o reality, e Ticiane Pinheiro para mostrar os bastidores da atração.

Rodrigo Faro no estúdio do "Canta Comigo Teen"; ao fundo, o painel com os jurados do reality
Rodrigo Faro no estúdio do “Canta Comigo Teen”; ao fundo, o painel com os jurados do reality Foto: Edu Moraes/RecordTV

 

O “Canta Comigo Teen” será exibido sempre aos domingos, dentro do programa “Hora do Faro”. Ao todo, são 88 participantes, com idades entre 9 e 16 anos, que  precisam empolgar com sua performance os 100 jurados que compõem o painel. Rodrigo Carelli, diretor do núcleo de realities da RecordTV, a primeira temporada contará com 12 episódios. “Todos já foram gravados e terão cerca de uma hora e 40 minutos (de duração)”, contou. Segundo ele, somente na final o público poderá votar, pelo portal R7, e escolher o vencedor, que ganhará R$ 200 mil.

O Brasil é o primeiro país a produzir uma versão do reality com crianças e adolescentes soltando a voz para cem jurados dispostos em um paredão. Rodrigo Faro comemorou a oportunidade de apresentar o formato. “Posso dizer que sou o apresentador mais feliz do mundo por estar nesse programa. Quando pisei no palco pela primeira vez e vi aquele painel enorme, a bancada de 100 jurados, foi um choque”, confessou ele.

O apresentador afirma que o programa foi um grande aprendizado. “Aprendi coisas incríveis com aquelas 88 crianças que passaram pelo palco. A emoção era algo muito forte! Quando você achava que essas crianças estavam competindo, elas, na verdade estavam se ajudando nos bastidores”, explicou.

Faro, entretanto, fez questão de ressaltar que o programa não foi apresentador por uma, mas sim por 102 pessoas – ele, os cem jurados e Ticiane Pinheiro, uma das grandes novidades da atração. A loira entrou para a equipe como co-apresentadora, função inédita no formato do “Canta Comigo”.

“Foi um programa muito gostoso de fazer. Eu tenho uma filha, a Rafa, de 11 anos, e eu via muito das crianças nela”, disse Ticiane. “Era como se eu estivesse em casa conversando com a minha filha”, completou. “Eu tentava deixar as crianças mais calmas; conversava com os pais para saber um pouco da história delas. Eu estava ali para dar um conforto para os participantes e os pais nos bastidores. Chorei, fiquei brava com os jurados… era como se fosse a minha filha lá”, garantiu”, contou ela, que revelou que barrou a filha Rafa no “Canta Comigo Teen”.

“A Rafa faz aulas de música desde os três anos de idade. Ela toca bateria e canta muito bem. Ela queria participar do Canta Comigo e eu falei pra ela: ‘Filha, você não pode participar porque vai ganhar e vão falar que é marmelada’”, disse a apresentadora.

Sobre os jurados, Faro afirmou que eles tiveram um papel fundamental na temporada. “Eles apresentaram o programa comigo”, disse. O diretor Rodrigo Carelli destacou que os cem jurados,”além de votar, também foram a plateia” – por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve público no estúdio.

Protocolos de segurança

Segundo a RecordTV, as gravações do “Canta Comigo Teen” seguiram rigorosos protocolos de segurança. Além da ausência de plateia, cada criança teve um camarim individual e, segundo a emissora, foram respeitadas a recomendação de distanciamento entre as pessoas. Os jurados foram separados por divisórias de acrílico.

 “Toda vez que eu chegava, uma enfermeira media a minha temperatura. Ficava no camarim só com uma profissional. Eu mesmo fiz minha maquiagem, eu mesmo me arrumava para ir gravar… Ou seja, o menor número de pessoas dentro de ambientes fechados”, contou Faro.

Todas as pessoas envolvidas na gravação – apresentadores, jurados, participantes, familiares e produção foram testados com frequência. Um dos cem jurados, cuja identidade não foi revelada, testou positivo para Covid-19 durante as gravações.

“A gente testou todo mundo uma vez por semana. Esse jurado testou negativo no teste da semana. Três dias depois, durante o descanso dele, ele mesmo foi fazer o teste PCR, de forma privada, e nos comunicou no mesmo dia. O teste dele saiu em 12 horas, ficou afastado no momento e nunca mais voltou à gravação. Depois testamos todo mundo de novo”, explicou Juliana Algañaraz, CEO da Endemol Shine Brasil, empresa que produz o programa.

Acompanhamento psicológico

Segundo a produção do “Canta Comigo Teen”, os 88 participantes do programa tiveram apoio psicológico. “Eles tiveram à disposição uma psicóloga o tempo todo, inclusive antes das apresentações, não só quando foram eliminados. Demos muito suporte e mantivemos a família perto”, afirmou Juliana Algañaraz. Os participantes também tiveram preparação vocal durante as gravações e os ensaios.

Gugu Liberato

O “Canta Comigo” foi o último programa apresentado por Gugu Liberato, que morreu no dia 21 de novembro do ano passado. Na época, faltavam dois episódios para encerrar a segunda temporada da atração. Rodrigo Faro comentou o fato de estar no palco do programa, no lugar de Gugu.

“Para mim é uma honra pisar no palco desse programa que o Gugu faz e consagrou. Com muita humildade cheguei e pedi licença a todos os jurados, tentando trazer meu DNA para esse projeto, que tinha a cara do Gugu e sempre terá”, falou. “Ele foi um dos meus maiores mestres, me ensinou muita coisa e me deu muita oportunidade. Toda vez que eu pisar no palco, não preciso nem dizer, ele será homenageado porque também me fez como apresentador”, explicou.

Ticiane Pinheiro também ressaltou que o programa será uma homenagem ao apresentador.   “Hoje, estar fazendo um programa que era o xodó dele é muito legal, acho que até uma homenagem”, afirmou.

Juliana Algañaraz, da Endemol, também falou sobre Gugu. “No Brasil tivemos duas temporadas muito boas com o Gugu. Só não tivemos esse ano pela desgraça que aconteceu com o Gugu”, garantiu.  Ela destacou a indicação do “Canta Comigo” ao Emmy: “É um orgulho que tenha sido o Gugu que nos deu esse caminho para aprender, criar e chegar no Emmy para continuar quase como uma homenagem para ele”.

Jurados

O espectador vai reconhecer artistas que compuseram o júri das edições anteriores do “Canta Comigo”, como DJ Créu, o casal Andrea Sorvetão e Conrado, a drag queen Penelopy Jean, a cantora Carla Cristina, além de Thaíde e o ex-peão João Zoli. Novos nomes também se juntaram ao grupo: as cantoras Roberta Campos, Tânia Mara, Vanessa Jackson e Li Martins, do Rouge; o ex-Trem da Alegria Juninho Bill; os atores Cinthia Cruz, Giovanna Chaves e Nicholas Torres; entre outros.