Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

II Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil discutirá o papel das instituições

II Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil discutirá o papel das instituições

O papel das instituições será o tema do II Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantujuvenil. O evento, que reunirá profissionais de diversas áreas para palestrarem sobre a temática, ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, e será transmitido em link fechado do canal Futuro Brilhante, no Youtube.

II Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil discutirá o papel das instituições
II Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil discutirá o papel das instituições Foto: Divulgação

 

Nessa segunda edição, os palestrantes falarão sobre o papel das instituições no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, sejam essas instituições: escolas, universidades, empresas privadas, organizações dos sistemas de segurança pública e outras. Assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, pessoas do Direito, educação física e Terapia Ocupacional serão os palestrantes. “O trabalho com violência é um trabalho em rede e circular em outros espaços, com diferentes vertentes, é muito significativo”, disse Cátula Pelisoli, idealizadora do Canal Proteja, no Youtube, e palestrante do Congresso.

Segundo Diego Martins, idealizador do projeto Futuro Brilhante e organizador do Congresso, a pandemia provocou uma nova forma das pessoas se reunirem sem estarem fisicamente próximas, e isso possibilitou que participantes de outros estados pudessem prestigiar o congresso. “Nós ficamos muito empolgados com o resultado do primeiro congresso. Alcançamos pessoas de 20 estados e de 54 cidades diferentes, algo que antes da pandemia era inimaginável, então decidimos levar essa missão para sensibilizar mais pessoas, levar  conteúdos de qualidade para cada vez mais cidades e disseminar estratégias de prevenção da violência sexual infanto-juvenil”, afirmou.

Samara Siqueira, autora da obra “Abusada – relatos de abusos sexuais e superação”, é uma das palestrantes. No livro, ela descreveu os caminhos que seguiu para superar as violências sexuais sofrida na infância. “É raro encontrar alguém que se disponha a depor sobre o assunto de maneira leve e descontraída sem retirar a devida responsabilidade e importância. O objetivo do meu trabalho é tentar trazer conforto, transparência e clareza mediante o diálogo sem tabus”, disse a autora.

Fernanda Lima, voluntária do projeto, disse que está ansiosa pelo dia do Congresso. “Me interessei especificamente pelo voluntariado do Futuro Brilhante, primeiramente pela proposta de educar como forma de prevenir a violência sexual contra a criança e adolescente e porque senti muita seriedade no trabalho apresentado. Todos lá dentro trabalham, e muito,  porque acreditam na causa do Futuro Brilhante”, afirmou a acadêmica de psicologia, que conheceu o projeto pelo instagram.

A empreendedora Laura Rolim ama as causas sociais e é voluntária do projeto.

Para ela, o congresso traz a tona um tema delicado. “Eu acredito que só a educação pode prevenir os casos de violência sexual. Empoderar crianças com conhecimento sobre seu corpo e família para que possamos reduzir os casos”, concluiu.

Para se inscrever no Congresso basta entrar em contato com @futuro.brilhante nas redes sociais.

Crédito da foto: Thalía Araújo.

Informações adicionais – Currículo dos palestrantes

Nome: Samara Siqueira (São Bernardo do Campo/SP)

Currículo: Autora da obra “Abusada – relatos de abusos sexuais e superação”. Criadora do perfil @abussassc – rede de apoio para vítimas de abusos sexuais. Estudante de educação física.

Título: A função da família na prevenção à violência sexual infantil

Nome: Thalita Padovan (Ribeirão Preto/SP)

Currículo: Especialista em Saúde Mental (HCFMRP-USP). Analista em Psicossomática (Instituto Távola). Mestre em Ciências pela Enfermagem Psiquiátrica (EERP-USP). Terapeuta Ocupacional no Centro Dia 100 limite em Ribeirão Preto- SP.  Atua também em consultório particular, atendimento domiciliar e acompanhamento terapêutico. Linha de pesquisa: Impacto do estresse precoce no desempenho ocupacional.

Título: Prevenção ao abuso infantil no centro dia: olhar da terapia ocupacional

Nome: Thiago Domingues

Currículo: Especialista em comunicação digital no mercado de videogames. Jornalista formado na PUC/SP e pós-graduado em marketing digital na ESPM. Possui 10 anos de experiência trabalhando com grandes marcas de games e esportes

Título: Videogames: a atuação das empresas no combate à violência sexual infantil e monitoramento dos jogos online

Nome: Márcio de Oliveira

Currículo: Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEM. Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Pesquisador do NUDISEX (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual). 

Título: Violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da educação escolar

Nome: Cátula Pelisoli

Currículo: Psicóloga Judiciária (TJ RS); Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS); Pós Doutorado em Psicologia (UFRGS); Supervisora do curso de formação de entrevistadores forenses do TJ RS; Coautora do livro Violência sexual contra crianças e adolescentes: Testemunho e avaliação psicológica (Editora Vetor, 2019); Produtora de conteúdo do Canal Proteja.

Título: O papel da universidade na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

Nome: Andreia Stanger

Currículo: Perita Criminal da Polícia Federal em Crimes Cibernéticos.

Graduada em Informática e Administração, especialista em Marketing, Metodologia do Ensino, Formação Pedagógica, Administração Pública e Psicologia Sexual, mestre em Engenharia de Produção, mestre em Administração Pública com ênfase em Criminalísitca e doutora em Engenharia de Produção. Professora de cursos de pós-graduação na área Forense, pesquisadora e tutora da Academia Nacional de Polícia

Título: Polícia Federal: atuação e prevenção frente à violência sexual

Nome: Isabelly Brasil (RJ)

Currículo: Terapeuta Ocupacional graduada pela UEPA. Mestranda em Cultura e Territorialidades pela UFF/RJ. Pós-graduanda em Saúde Mental. Atua como Terapeuta Ocupacional Psiquiátrica. Ativista Social do Movimento Negro e pela Luta Antimanicomial. Experiências e pesquisas voltadas à Terapia Ocupacional Social, Saúde Mental, Desenvolvimento Infantil, Saúde da População Negra e Culturas.

Título: A atuação dos Pontos de Cultura e o enfrentamento à objetificação dos corpos negros infantojuvenis

Nome: Emilene Oliveira Araújo

Currículo: Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP, especialização em gestão de organizações do terceiro setor e atualmente é Gerente de Projetos Sociais da SBB

Título: A SBB na defesa contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Nome: Sônia Bonfanti (Campinas/SP)

Currículo: Assistente Social, especialista em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente, ex-Conselheira Tutelar, ex-Conselheira Municipal de Direito da Criança e do Adolescente em Campinas/SP

Título: O CREAS e seus serviços dentro do SUAS no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil

Nome: Kátia Dantas

Currículo: Diretora de Políticas Públicas e Programas para América Latina e Caribe do Internacional Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC)

Título: Para além da educação preventiva: Protegendo crianças e adolescentes contra o Abuso em escolas

Nome: Paola Belluci (Palestrante do Japão).

Currículo: Idealizadora e coordenadora da campanha musical “Ninguém Mexe Comigo” que enfrenta o abuso sexual infantojuvenil pro meio da informação lúdica e artística. Designer, especialista em inovação. Mestranda em Estudos Internacionais para a Paz na Universidade de Soka em Tokyo, Japão. Trabalha com processos criativos para solução de problemas humanitários, especialmente conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Título da apresentação: O poder das conexões no enfrentamento ao abuso sexual infantojuvenil

Nome: Maxwell Jesus Moreira Barros

Currículo: Administrador de Empresas;

Título da apresentação: O papel das instituições religiosas na prevenção à exploração sexual infantil.