Últimas Notícias

Montes Claros – Prazo de inscrições para curso de capacitação de voluntários do CVV em Montes Claros termina nesta quinta

Montes Claros – Prazo de inscrições para curso de capacitação de voluntários do CVV em Montes Claros termina nesta quinta

Montes Claros – Termina, quinta-feira (8/10), as inscrições para os cursos gratuito de seleção e preparação de voluntários para o Centro de Valorização da Vida (CVV) em Montes Claros.

Montes Claros - Prazo de inscrições para curso de capacitação de voluntários do CVV em Montes Claros termina nesta quinta
Montes Claros – Prazo de inscrições para curso de capacitação de voluntários do CVV em Montes Claros termina nesta quinta

 

O CVV é uma instituição civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o território nacional há 58 anos. Desde sua fundação, a entidade é movida exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados para o atendimento.

Devido às recomendações de isolamento social pela pandemia de Covid-19, o CVV colocou no ar seu curso 100% via aproximação digital (EaD), e ainda, diversos postos de atendimento, dos 120 em todo o país, adaptaram seu conteúdo para ferramentas de cursos virtuais. O curso, que terá início em 10 de outubro, tem duas etapas, duração de 32 horas, será online e as inscrições gratuitas poderão ser feitas em: https://bit.ly/3hGfBR9.

Para se tornar voluntário do CVV não é necessário formação específica, pois a entidade oferece apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico. É necessário ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e reuniões mensais e estar disposto a acolher pessoas desconhecidas de maneira sigilosa e sem aconselhamentos.

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Sobre o CVV 

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 4.200 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/), frentes essas que geraram 2,8 milhões de contatos em 2019. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.