Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Norte de Minas – Municípios do Norte de Minas preparam plano de contingência contra o Aedes Aegypti

Norte de Minas – Municípios do Norte de Minas preparam plano de contingência contra o Aedes Aegypti

Norte de Minas – Mais de 100 profissionais que atuam na vigilância epidemiológica, nos 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), participaram nesta quarta-feira (14), do 1º Seminário on line de Atualização dos Planos de Contingência para Arboviroses 2020/2021.

Norte de Minas - Municípios do Norte de Minas preparam plano de contingência contra o Aedes Aegypti
Norte de Minas – Municípios do Norte de Minas preparam plano de contingência contra o Aedes Aegypti

A iniciativa visa auxiliar os municípios na definição das ações a serem implementadas para o combate e controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya, Zika vírus e da Febre Amarela.

De acordo com a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, com a aproximação do período chuvoso, os municípios também terão que intensificar as ações de combate ao mosquito.

“Para que possamos evitar que um grande número de pessoas venha a ser acometidas pela dengue, Febre Chikungunya ou Zika vírus é fundamental que os serviços de saúde dos municípios estejam preparados e articulados com outras instituições públicas e privadas visando mobilizar e sensibilizar a população para a importância dos cuidados para com a saúde, além da eliminação de focos do Aedes aegypti no interior das residências”, ressaltou.

Diagrama de controle

Para um acompanhamento mais eficaz dos casos notificados das doenças transmitidas pelo mosquito, a partir deste ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), fará o monitoramento semanal da situação por meio de um Diagrama de Controle, que dará embasamento aos gestores de saúde sobre as ações que devem ser implementadas em cada localidade.

Os municípios serão classificados em quatro fases: Baixo Risco: menos de 100 casos notificados de dengue por 100 mil habitantes; Médio Risco: entre 100 e 300 casos de dengue por 100 mil habitantes; Alto Risco: entre 301 a 500 casos notificados de dengue; e Muito Alto Risco: acima de 500 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.