Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Norte de Minas – Municípios da área mineira da Sudene solicitam ajuda ao Governo para a convivência com a seca

Norte de Minas – Municípios da área mineira da Sudene solicitam ajuda ao Governo para a convivência com a seca

Norte de Minas – A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) solicitou à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, que seja intensificado o abastecimento de água para as comunidades rurais de diversos municípios do Norte de Minas. Segundo o órgão, as localidades foram impactadas pelos efeitos da estiagem.

Norte de Minas - Municípios da área mineira da Sudene solicitam ajuda ao Governo para a convivência com a seca
Norte de Minas – Municípios da área mineira da Sudene solicitam ajuda ao Governo para a convivência com a seca

 

O secretário-executivo da Amams, Ronaldo Soares Mota apresentou ao superintendente de Gestão de Desastre da Defesa Civil Estadual, major Eduardo Lopes, a preocupação dos prefeitos da região Norte. Segundo ele, houve um aumento na cobrança pela água, entregue através do caminhão-pipa, para consumo humano.

“O presidente da Amams, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, tem sido procurado por vários prefeitos, preocupados com o quadro atual de várias famílias sem água e sem previsão da chegada de chuvas. Isso sobrecarrega as Prefeituras, que são obrigadas a contratar caminhões-pipas, mesmo com a queda de recursos por causa da pandemia do novo coronavírus”, lembrou.

Atendendo às solicitações

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil anunciou que começa a atender imediatamente, 34 novos municípios da área mineira da Sudene, castigados pela seca.

Segundo o órgão, caminhões pipas passarão a fornecer a água para os moradores das comunidades rurais. Anteriormente, eram atendidos somente 26 municípios.

De acordo com o superintendente de Gestão de Desastres da Cedec-MG, major Eduardo Lopes, 72 municípios apresentaram o Plano Municipal de Distribuição de Água em Minas e 60 deles já são atendidos. Os outros 12 dependem apenas de detalhes técnicos da documentação.

Ao todo, 129 municípios da área mineira da Sudene decretaram situação de emergência por causa da seca.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.