Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Enade 2019 comprova qualidade da Unimontes; cursos da instituição têm notas acima da média nacional

Montes Claros – Enade 2019 comprova qualidade da Unimontes; cursos da instituição têm notas acima da média nacional

Montes Claros – A qualidade do ensino na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi demonstrada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade-2019), cujos resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (20/10). Foram avaliados nove cursos de graduação da instituição, que alcançaram notas acima da média nacional.

Montes Claros - Enade 2019 comprova qualidade da Unimontes; cursos da instituição têm notas acima da média nacional
Montes Claros – Enade 2019 comprova qualidade da Unimontes; cursos da instituição têm notas acima da média nacional Foto: Ascom Unimontes

 

Cinco cursos da Unimontes receberam o conceito 4: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina e Zootecnia. Outros quatro cursos alcançaram a nota 3: Educação Física/Bacharelado, Engenharia de Sistemas, Odontologia e Tecnologia do Agronegócio.

O curso de Zootecnia apresentou evolução no Enade: recebeu a nota 3 em 2016 e em 2019 conquistou o conceito 4. A graduação é ministrada no Campus Janaúba, onde também é oferecido o curso de Agronomia. Já o curso de Tecnologia do Agronegócio é oferecido no Campus Paracatu (região Noroeste do estado).

A professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora didática do curso de Educação Física da Unimontes, ressalta que a graduação, além da nota 3, teve como destaque a conquista da maior média entre os cursos de Educação Física Bacharelado no quesito conhecimentos específicos.

Ela enfatiza que o feito resulta de um trabalho em equipe, envolvendo os professores e acadêmicos: “Como Coordenadora didática do curso, expresso meu orgulho e satisfação, parabenizando imensamente os professores e, principalmente a dedicação e responsabilidade dos nossos acadêmicos que, em embora mediante muitas adversidades, não pouparam esforços e se destacaram em nosso país. Estamos enviando para o mercado de trabalho profissionais capacitados e aptos a darem continuidade nessa esplêndida missão, em prol da saúde do ser humano”, afirma a professora Claudiana Bauman.

A professora Sheila Cristina Martins Pereira, coordenadora do curso de Engenharia Civil ressalta que a nota 4 no Enade 2019, recebida com muita alegria, resulta do esforço coletivo de professores, alunos e demais colaboradores. “O resultado mostra a o interesse e a competência dos nossos discentes, que, apesar de todas as dificuldades encontradas no curso, conseguem encontrar êxito em sua trajetória acadêmica. Os nossos alunos são os grandes responsáveis pela motivação dos professores, que sempre buscam oferecer conhecimento e aulas de qualidade para a formação profissional dos novos engenheiros civis”, declarou Sheila Cristina.

A boa avaliação no Enade/2019 também foi enaltecida pela professora Auriclécia Lopes Oliveira Aiura, coordenadora do curso de Zootecnia da Unimontes. A graduação apresentou evolução no exame do MEC, subindo da nota 3 (em 2016) para a nota 4 (em 2019). Ela parabenizou todos os professores e alunos pelo êxito alcançado.

“Isso é fruto do comprometimento dos nossos acadêmicos com a Zootecnia e em ser zootecnistas”, disse Auriclécia Aiura, ressaltando também o esforço do corpo docente. “O desafio do Curso de Zootecnia é sempre buscar a evolução dos nossos acadêmicos, formar profissionais conscientes do seu papel social”, destacou a coordenadora do curso.

Medicina – projeto pedagógico bem estruturado

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros alcançou a nota 4 no Enade/2019, mesmo conceito que tinha conquistado na avaliação do MEC em 2016. A coordenadora do curso médico da Unimontes, professora Enedina Gonçalves Almeida, assinala que o bom resultado no Exame de Desempenho dos Estudantes se deve a vários aspectos, destacando o projeto político-pedagógico.

“A nota no Enade mostra que curso de medicina da Unimontes é pautado em um projeto político-pedagógico bem estruturado, que segue as diretrizes curriculares nacionais e busca a formação de um medico clínico geral, com capacidade nas especialidades. É formado um profissional que, ao concluir o curso, tem condições de trabalhar e capacidade para ser aprovado em uma residência médica”, afirma a coordenadora.

A professora Enedina Gonçalves Almeida enfatiza que o curso médico da Unimontes tem várias peculiaridades que elevam a sua qualidade.Uma delas é a utilização do Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), “que praticamente norteia construção do conhecimento teórico junto às tutorias”. Um outro aspecto importante é que os estudantes tem atividades práticas junto aos pacientes ainda no início do curso. As aulas práticas acontecem no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Além disso, os alunos participam do processo de integração comunitária por meio do programa de Estratégia de Saúde da Família (PSF). Ainda são ministrados estágios com dois anos de duração, com ênfase nas grandes áreas da medicina, lembra.

“Considero esses pontos fortes para o bom resultado obtido no Enade, com possibilidade de melhorar mais ainda. Contamos ainda com um grupo de professores competentes e compromissados e uma gestão participativa. Os osso alunos têm todo o potencial para uma formação. Eles foram aprovados em um vestibular muito difícil e são muitos exigidos. Temos um conjunto de fatores que faz a diferença no Enade”, comenta a professora Enedina Gonçalves Almeida.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.