Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

7 cursos gratuitos na área de finanças e empreendedorismo

7 cursos gratuitos na área de finanças e empreendedorismo

Os cursos são on-line e oferecem uma boa base para quem pensa em empreender. Confira algumas indicações e comece agora mesmo.

7 cursos gratuitos na área de finanças e empreendedorismo

Quando um empreendedor abre o seu negócio, é comum que ele acumule diversas funções no início da operação. Nesse momento, é de extrema importância saber separar as finanças pessoais das empresariais. Além disso, ter um conhecimento prévio sobre alguns assuntos pode evitar muitos erros.

Hoje em dia, é possível encontrar uma ampla variedade de cursos gratuitos na internet. Eles são muito úteis para empreendedores que estão no início da carreira ou aqueles que querem se atualizar e criar estratégias para expandir o negócio.

A seguir, confira uma seleção de cursos gratuitos sobre finanças e empreendedorismo.

1. Gestão Financeira — Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece diversos cursos on-line e gratuitos. Desse modo, é possível se especializar sem precisar gastar muito.

O curso de Gestão Financeira ensina o empreendedor a fazer a análise e o controle de todas as atividades financeiras relacionadas ao negócio. Ele é indicado para donos de pequenos negócios e tem duração de três horas. 

Além disso, a organização fornece um certificado digital àqueles que concluem o curso. Ele é composto por quatro módulos: importância da gestão financeira, fluxo de caixa, controlando o giro de caixa e controle e análise de estoques.

2. Administração Financeira — Insper

O curso de Administração Financeira do Insper possui uma boa base para quem está entrando no mundo dos negócios e das finanças. Ele pode ser encontrado na plataforma Coursera, que oferece diversos cursos gratuitos de universidades renomadas em todo o mundo.

O curso é composto por cinco módulos, com carga total de 15 horas de estudo. Ao finalizá-lo, o aluno saberá como interpretar as informações financeiras de uma organização a partir da análise de demonstrativos e indicadores. 

3. Finanças básicas para empreendedores — Endeavor

Este curso é indicado para os empreendedores que estão tendo o seu primeiro contato com o mundo das finanças, por isso, buscam entender alguns conceitos básicos. Assim, será possível evitar erros comuns que acontecem no planejamento financeiro de um negócio. 

O estudante também será capaz de controlar entradas e saídas de caixa, fazendo projeções financeiras e identificando os melhores investimentos. O método de ensino é 100% on-line, e o empresário tem acesso a quatro horas de videoaulas.

4. Finanças para gestores não financeiros — InLearning/ LinkedIn

O LinkedIn possui uma plataforma para fomentar a profissionalização. No InLearning é possível encontrar cursos de diferentes áreas, inclusive, opções relacionadas aos negócios e às microempresas. 

Veja alguns temas abordados neste curso: interpretação de relatórios financeiros, gerenciamento de estoques e recebíveis, criação de orçamento e análise de clientes. Além do material em vídeo, é disponibilizado um teste com perguntas  sobre o assunto.

5. Empreendedorismo — Senai

O Senai é muito conhecido por sua atuação no setor industrial. No entanto, é possível encontrar cursos de diferentes áreas no site da organização, como, por exemplo, o curso de Empreendedorismo.

Se você pensa em empreender e não sabe por onde começar, esta pode ser uma boa opção. O curso é composto de 14 horas de aulas, feitas no formato EAD (Ensino à distância) e os tópicos abordados são: empreendimentos, intraempreendedorismo, micro e pequenas empresas, plano de negócio, planejamento e identificação de oportunidades.

6. Planejamento estratégico para empreendedores — Endeavor

Muitas pessoas possuem boas ideias, mas faltam estratégias assertivas para que o negócio saia do papel e seja um grande sucesso. Por isso, este curso da Endeavor é mais uma boa opção para quem quer empreender.

Confira alguns tópicos abordados durante as três horas de videoaulas: o que é planejamento estratégico e sua utilidade, construção de planos de ações e tipos de gestão de metas e indicadores.

7. Empreendedorismo e inovação — Escola Virtual/Fundação Bradesco

Uma das palavras mais usadas no mundo atual é inovação. Afinal, com os avanços tecnológicos e a rapidez do mercado, é necessário inovar a todo momento. Por isso, esta habilidade deve ser explorada e estimulada.

O curso aborda temas como postura empreendedora, inovação, plano de negócio e modalidades de empreendedorismo. São três módulos, que totalizam 12 horas de curso.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.