Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Covid-19: Queda de anticorpos não indica imunidade menor, dizem cientistas

Covid-19: Queda de anticorpos não indica imunidade menor, dizem cientistas

O fato de os anticorpos diminuírem ao longo do tempo após a contaminação pela Covid-19 não significa que a imunidade ao novo coronavírus ficou menor nem de que há mais chances de reinfecção pela Covid-19. Isso é o que apontam especialistas ouvidos pelo Estadão para comentar estudo divulgado esta semana pelo Imperial College London.

Covid-19 teste rápido
Covid-19 teste rápido Foto: Ronaldo SCHEMIDT / AFP

 

Os pesquisadores britânicos rastrearam os níveis de anticorpos em 365 mil pessoas na Inglaterra após a primeira onda de infecções por Covid-19. Análises realizadas entre 20 de junho e 28 de setembro, por meio de teste sorológico, mostraram que a prevalência de anticorpos caiu durante o período de estudo, de quase 6% para 4,4%.

“É um estudo muito relevante para entender a dinâmica da resposta ao vírus, mas a gente precisa entender que a resposta imunológica não se baseia somente em anticorpo. Tem resposta de célula também, que é muito importante. Os anticorpos são produzidos por essas células especialistas do sistema imunológico”, explicou Mellanie Fontes-Dutra, pós-doutoranda em Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Paulo Lotufo, professor de Epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP), adota um tom mais crítico em relação ao estudo inglês. “Acho falho. O sistema imune é altamente complexo. O anticorpo é um dos marcadores de um determinado momento que houve a infecção. O fato de ter ausência do anticorpo não implica que você não esteja imune. Até porque temos informação há muito tempo de que existem as células de memória. Elas são de memória justamente por isso. Por que você vai ter um sistema produzindo o tempo inteiro anticorpo? Na hora em que aparecer o vírus, há enorme chance dos anticorpos serem produzidos”, afirmou.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.