Últimas Notícias

Homens: como acertar no dress code

Você sabe a diferença entre traje esportivo e esporte fino? Conheça dicas práticas para não errar nas  próximas composições.

Homens: como acertar no dress code

O dress code nada mais é que o código de vestimenta. Ele ajuda a indicar qual tipo de roupa deve ser usada em uma determinada situação. Por exemplo, você já recebeu um convite que enfatizava um dress code esporte fino? Então, muitas vezes essas nomenclaturas geram dúvidas sobre o que deve ou não ser usado.

Errar o look pode ser uma situação constrangedora: já imaginou usar uma bermuda social e encontrar todos os outros convidados de calça e paletó? Para evitar momentos como esse, explicamos os principais termos e o que usar em cada situação. Confira!

Traje esportivo

Em um primeiro momento, este nome pode estar diretamente relacionado com situações informais. Entretanto, o traje esportivo não se refere às bermudas e camisetas que são usadas em churrascos com os amigos. Em geral, aniversários e batizados entram na categoria de eventos que solicitam esse traje.

Nesses casos, calça de sarja ou de chino são bem-vindas e uma camisa despojada completa a combinação. Em eventos mais informais, é possível utilizar camisas com mangas curtas ou o modelo polo; bermudas de sarja também ajudam a compor um bom visual. 

Vale lembrar que esse modelo de traje permite maior variação de cores e experimentação de texturas, o que nem sempre é possível em vestimentas formais. Além das roupas, os acessórios são fundamentais para completar o outfit e ajudam a dar um tom mais formal ou informal: mocassim, tênis e sapatênis são algumas opções de calçados.

Traje esporte fino ou passeio

O traje esporte fino costuma gerar muitas dúvidas, por isso, acaba sendo mal interpretado. Em geral, esse look é solicitado em eventos sociais como conferências, eventos culturais, jantares de negócios e, até mesmo, uma colação de grau.

Para facilitar a escolha da roupa, use o horário como guia. Se o evento for antes das 18h, opte por peças mais informais, como uma calça de sarja, uma camisa e um blazer. Além disso, é possível usar ternos claros, para quebrar a seriedade da composição e criar um contraste entre as peças.

Por outro lado, os eventos noturnos precisam ser analisados com cuidado e merecem roupas mais formais e tons escuros. Se o termo “tenue de ville” estiver no convite, saiba que a gravata é obrigatória. Para completar a composição, opte por sapatos formais de couro.

Traje social 

O traje social é um dos códigos de vestimenta mais conhecidos, por isso, é mais fácil acertar nessa composição. Em geral, ele é utilizado em eventos formais como coquetéis, formaturas e casamentos.

Esse dress code pede formalidade e é composto por: paletó, calça e camisa sociais, e gravata. Além disso, é importante que a calça social e o paletó tenham a mesma padronagem. Em eventos durante o dia, é possível usar cores claras, mesmo em um evento formal. Já os compromissos noturnos pedem tons escuros e sóbrios.

Os acessórios não devem ficar de lado e vale apostar em um bom cinto. Para não errar no sapato, opte por um modelo coringa preto, que combina com tudo.

Traje black-tie

O black-tie é o mais formal da lista e ele é solicitado apenas em ocasiões especiais como premiações, jantares de gala, festas de debutante e alguns casamentos. Entretanto, aqui vale uma ressalva: para evitar excessos, use esse tipo de traje apenas quando solicitado no convite.

Não há segredo quanto à composição: o black-tie consiste no uso do smoking. Se você preferir, opte pelo colete no lugar da faixa usada na cintura — essa é uma boa escolha para o inverno. 

Além disso, é importante destacar que esse tipo de traje deve ser usado em eventos noturnos, ou seja, após às 18h. A única exceção é a premiação do Oscar. Portanto, em eventos desse porte que acontecem durante o dia, prefira o traje summer: um paletó branco. Ele funciona no verão e em eventos ao ar livre. Nos pés, dê preferência aos sapatos de couro para não errar.