Últimas Notícias

7 dicas para fazer a bateria do celular durar mais

Alterações simples de configurações e hábitos ajudam a tornar a bateria mais durável.

7 dicas para fazer a bateria do celular durar mais

Todo mundo que utiliza o celular com frequência sabe que a bateria é um dos aspectos que você fica sempre de olho. O uso constante do aparelho, com sua infinidade de aplicativos e funcionalidades, dá a sensação de que ela acaba rapidamente, exigindo uma recarga o quanto antes.

Para evitar essa sensação, é necessário mudar algumas configurações e hábitos para prolongar o seu tempo de duração. Independente do modelo do seu celular, você pode fazer pequenas mudanças que serão benéficas para a bateria do seu aparelho.

Conheça algumas dicas sobre o assunto a seguir.

Feche os aplicativos que não estiver usando

É bem comum que você manuseie vários aplicativos simultaneamente, navegando entre um e outro. Contudo, caso você não os feche ao terminar de usá-los, eles continuarão operando em segundo plano e, assim, estarão consumindo bateria. Por isso, lembre-se de verificar quais os aplicativos são necessários manter abertos.

Utilize o modo Economia de Energia

Para quem tem um celular com o sistema Android, o modo Economia de Energia é uma boa forma de ter bateria por mais tempo. Em contrapartida, ao ser ativado, ele sacrifica um pouco da performance, mas o tempo a mais que ele gera de bateria compensa essa troca.

Nas configurações do aparelho, você pode determinar quando esse modo será ativado — restando 15% de bateria, por exemplo. Você também tem a opção de ativar o recurso em aplicativos específicos, que permitem a economia.

Ajuste o brilho do display

Uma mudança simples pode fazer toda a diferença na duração da bateria ao longo do dia. Caso o brilho da tela esteja muito intenso, ele consumirá mais. Portanto, se você ajustá-lo para um valor menor, conseguirá uma boa economia e terá mais minutos para manusear o celular.

Não utilize enquanto ele estiver carregando

Se você colocar o seu aparelho para carregar, evite ficar utilizando-o diretamente durante esse processo. Isso tornará a recarga mais lenta, já que ele gasta energia para poder fazer as operações que você demanda. Portanto, quanto menos atividades ele estiver desempenhando, mais rápido ele será recarregado.

Desligue o modo vibração

Para ser notado, o motor de vibração do seu celular precisa ser potente para chamar sua atenção quando você recebe alguma notificação. E isso faz com que mais bateria seja consumida. Para reduzir o consumo, o ideal é desativar esse modo, incluindo a vibração de retorno quando você está digitando.

Como alternativa, você pode selecionar para que o aparelho emita um som quando receber alguma notificação. O gasto de energia desse processo é bem inferior ao de vibrar todo o aparelho. Mas lembre-se: em situações como reuniões de trabalho, opte sempre por deixar o celular no modo silencioso, que inclusive poupará mais energia.

Desative recursos que não está utilizando

Algumas das principais funcionalidades dos celulares, como Wi-Fi, bluetooth, rede móvel de dados e GPS, consomem bastante energia. E eles ficam funcionando mesmo que a tela esteja bloqueada. Portanto, é preciso atenção e ativá-los somente quando você realmente necessitar utilizar os recursos.

Portanto, se você estiver na rua, não precisa deixar o Wi-Fi procurando por redes para se conectar. Caso não vá utilizar o serviço de algum aplicativo, também não precisa deixar o GPS mostrando a sua localização. Isso pode fazer uma grande diferença ao final do dia.

Desligue o comando “Ok Google”

Apesar de sua utilidade, o assistente do Google não é uma funcionalidade que muitas pessoas usam com frequência. E ele pode ser um grande consumidor de energia. Isso porque, em suas configurações, ele fica esperando que você diga “OK Google” para ativá-lo.

Como o microfone do smartphone fica ativado o tempo todo esperando esse comando, isso consome sua bateria. Para alterar essa configuração, abra o aplicativo e clique no ícone representado por três linhas. Escolha “Configurações” e aperte a opção “Voz”. Depois, desabilite a opção “OK Google”. Assim, o assistente só é ativado ao pressionar
e segurar o botão “Home”.