Últimas Notícias

MG – Última cidade de Minas Gerais sem coronavírus, Cedro do Abaeté, registra primeiros casos

MG – Última cidade de Minas Gerais sem coronavírus, Cedro do Abaeté, registra primeiros casos

MG – Última cidade brasileira sem moradores diagnosticados com coronavírus, Cedro do Abaeté, na região Central de Minas Gerais, declarou ter registrado seus dois primeiros casos da doença – e o país não tem mais cidades imunes à pandemia.

MG - Última cidade de Minas Gerais sem coronavírus, Cedro do Abaeté, registra primeiros casos
MG – Última cidade de Minas Gerais sem coronavírus, Cedro do Abaeté, registra primeiros casos

 

A informação foi inserida no painel de monitoramento da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesse domingo (13) e, segundo revela o mapa, um dos casos é apontado como recuperado – significa que o paciente em questão cumpriu o período de isolamento e está há mais de três dias assintomático – e o outro, sob acompanhamento.

À terça-feira passada (8), o município esperava pelo retorno da contraprova feita em um morador classificado como caso suspeito. Entretanto, não se sabe ainda se ele está entre um dos dois casos registrados na cidade. À ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde alegou que não iria comunicar o resultado do teste inicial até que saísse a contraprova e, no dia seguinte, disse que também não responderia sobre o segundo exame feito.

Na quarta-feira (9), o prefeito da cidade, Luiz Antônio (DEM), disse à reportagem que o homem supostamente infectado era morador de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e, se fosse confirmado o diagnóstico de Covid-19, não seria considerado registro da doença em Cedro do Abaeté.

O município na região Central de Minas Gerais concentra população próxima de 1.157 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e até o aparecimento de dois casos nesse domingo, não tinha sequer um diagnóstico de morador infectado com o novo coronavírus. O feito garantiu à cidade a posição de único município no Brasil – agora, último – sem casos de Covid-19 em mais de nove meses de pandemia da doença em território nacional.

Painel da Secretaria de Estado de Saúde revela até o início da manhã desta segunda-feira (14) que são mais de 468 mil mineiros diagnosticados com coronavírus até então, estando mais de 57 mil deles em Belo Horizonte. Até então, a doença provocou 10.701 mortes em Minas Gerais.