O conceito de marketplace tem aumentado cada vez mais no mundo dos e-commerces. Muitas empresas têm aderido a esse modelo de negócios, que torna muito mais simples o ato de vender produtos ou serviços.
Se você vende guarda corpo de alumínio, pode conseguir alcançar um resultado muito melhor de vendas, principalmente, engajando-se em um marketplace específico para seu nicho.
Um marketplace funciona de forma muito similar a um shopping center. Trata-se de uma plataforma digital que recebe uma série de vendedores e prestadores de serviços, unindo-os em um só lugar.
Ali, os clientes podem navegar pelos vários tipos de serviço e comparar preços e profissionais, para identificar os melhores métodos de venda.
Basicamente, o marketplace reúne todo o processo de venda, desde a oferta de um produto até a necessidade e demanda que ele oferece.
Embora existam alguns marketplaces gigantescos, a maioria destes formatos digitais acaba optando por se focar em um nicho, integrando-se ao público-alvo consumidor de um determinado tipo de produto para alavancar ainda mais as vendas.
Hoje em dia, há ainda uma explosão de marketplaces. Isso porque grandes empresas já estabelecidas no mercado nacional optaram por ampliar sua variedade de produtos, transformando seus e-commerces neste novo formato.
Isso permitiu que empresas menores dispostas a se tornarem parceiras conseguissem alcançar novos e melhores resultados tanto para as empresas menores quanto para as donas dos marketplaces.
Administrar um marketplace é uma tarefa importante. Dentre as atribuições estão:
- Análise de mercado;
- Estratégias de marketing;
- Manutenção da ferramenta;
- Aquisição de novos fornecedores.
Um vendedor de bomba de água centrífuga pode não ter um local adequado para trabalhar o engajamento com o público-alvo, então um bom gestor de marketplace saberá identificar as vantagens desse tipo de atividade.
O gestor deve conseguir fornecedores e prestadores de serviço da área adequada para que eles se cadastrem e comecem a vender produtos no site, uma vez que esse tipo de plataforma precisa de colaboradores para existir.
Quando o site está com ofertas o suficiente para ser lançado ao mercado, o gestor deve então criar estratégias e usar ferramentas para um planejamento adequado de marketing, incentivando o uso dos serviços para melhorar suas vendas.
Muitas pessoas não conseguem identificar a diferença entre um marketplace e um e-commerce. Isso porque, para o cliente final, as diferenças são quase nulas de fato. Visualmente as plataformas são bem similares, assim como a forma de fechar negócios.
A grande diferença entre as duas opções, então, é a oferta que um marketplace oferece, muito superior a de um e-commerce comum, pelo fato de vários fornecedores estarem incluídos na plataforma.
Além disso, todo o processo de logística é de responsabilidade do fornecedor, o que elimina uma série de pequenos trabalhos que o administrador teria que realizar se tivesse um e-commerce comum.
Uma pessoa que oferece o serviço de aplicação resina epoxi piso tem maiores chances de converter clientes se estiver em um ambiente de vendas adequado, podendo explorar melhor seu potencial.
Entretanto, para garantir uma rentabilidade maior, um valor melhor e mais credibilidade, é importante que o administrador verifique a idoneidade e valorização de cada um de seus fornecedores.
Como trabalhar com um marketplace?
Se você pretende empreender neste novo formato de negócio virtual, é preciso entender como começar.
Isso porque existem algumas especificidades para os marketplaces que são importantes para atingir o sucesso comercial.
1. Nicho
Escolher um nicho de mercado é importante, principalmente porque é onde suas estratégias de marketing serão concentradas. Identificar seu público-alvo é ideal para converter mais vendas.
Se você trabalha com manutenção de geradores, precisa identificar qual seria o melhor lugar para ofertar seu serviço.
Para isso, antes mesmo de iniciar o processo de criação você deve avaliar o mercado e identificar se há demanda para o nicho que você quer explorar.
É necessário que o mercado esteja interessado no que você pretende colocar em sua página para explorar melhor a aplicação.
Você pode utilizar motores de busca para identificar palavras-chave relevantes ao seu nicho de trabalho, para conseguir avaliar a quantidade de pessoas interessadas em consumir produtos desse tipo.
Então, você terá em mãos uma análise de tendência de mercado para conseguir se planejar da melhor forma possível.
2. Plataforma
A hospedagem é um elemento importante para qualquer e-commerce. É preciso escolher um provedor de serviços que seja adequado e não apresente quedas constantes, principalmente para evitar problemas na hora de vender.
Criar uma plataforma digital pode ser um trabalho bem grande, mas hoje em dia existem diversas opções pré-moldadas. Algumas gratuitas ou com um custo muito baixo para poder organizar e colocar no ar sua página.
Se você optar por um modelo pronto, poderá se focar em elementos mais importantes da venda, como a gestão do negócio e o processo de compra do cliente.
Uma clinica de medicina do trabalho pode não ter pessoal adequado para cuidar da parte técnica de um site, contando com um marketplace para facilitar essa etapa.
3. Fornecedores
Um marketplace precisa de produtos para sobreviver. Por isso, é fundamental conseguir fornecedores para incluir em seu site.
É preciso manter um controle de qualidade sobre o que eles podem oferecer, uma vez que a qualidade do serviço dos fornecedores irá impactar diretamente sua reputação.
Por isso, garanta que sempre terá bons fornecedores, que entregam produtos no prazo e não criam problemas junto aos consumidores.
Você precisa encontrar o melhor fornecedor de motor para porta automática para garantir mais segurança para seus clientes.
Dependendo do nicho que você estiver trabalhando, muitos desses vendedores não tem nenhum canal digital para oferecer seus produtos ou serviços.
Permita que isto seja uma ferramenta para negociar a entrada dele em seu marketplace, explicando as vantagens de estar na internet e as facilidades de trabalhar em modelo de afiliação com você.
4. Marketing
O administrador de um marketplace é diretamente responsável por seu público. Enquanto os fornecedores entram com as ofertas específicas de produtos ou serviços, cabe a você identificar boas estratégias e criar um planejamento que engaje mais público.
Uma empresa que faz avaliação de imóvel residencial precisa saber se vender para conseguir melhores resultados.
O marketing digital tem ganhado cada vez mais força, uma vez que hoje em dia a maioria das ações negociais são realizadas na internet. Por isso, compreender técnicas de SEO e ações que possam levar mais clientes para seu marketplace.
Os benefícios de um marketplace
Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre investir em um marketplace, a estratégia tem uma funcionalidade muito maior e melhor do que criar um e-commerce sozinho.
Isso porque você terá uma série de benefícios ao se juntar em um time, além de ter a facilidade de utilizar uma plataforma consolidada para vender seus produtos e serviços.
Visibilidade
Um e-commerce muitas vezes pode ficar apagado no mar de informações que a internet produz diariamente. Por isso, inserir-se em um marketplace pode alavancar vendas, uma vez que estes sites agregadores serão muito mais visitados por diversos clientes.
Sua empresa de manutenção de bombas alcançará um número muito maior de clientes com o auxílio de um marketplace.
Além disso, a maioria dessas plataformas oferecem aos clientes segurança e garantia na hora da compra, deixando todo o processo muito mais adequado.
Custos
Os custos de manutenção de um site próprio podem muitas vezes desanimar os vendedores. Entretanto, ao usar o marketplace como vitrine online, você consegue muito mais espaço na web sem precisar gastar tanto.
Normalmente, o único custo de um marketplace será uma porcentagem sobre a venda, permitindo que você estipule um valor que garanta seu lucro líquido, independentemente dessa taxa.
Além disso, muitos destes sites possuem ferramentas de divulgação próprias, através de afiliados ou de impulsionamento de produtos na página inicial.
Vendas
Por estar em um espaço de muito maior visibilidade, é natural que as vendas comecem a crescer. Quanto mais você vender, melhor engajado na plataforma estará.
Isso porque em marketplaces é possível receber feedbacks e avaliações de pessoas que compraram seus produtos ou serviços.
Portanto, oferecer um atendimento de qualidade, rapidez na entrega dos produtos e informações precisas pode acabar angariando uma série de vantagens para sua loja.
Diversidade de público
Alguns marketplaces possuem o acesso de públicos variados. Ainda que exista um nicho de vendas, muitas pessoas interessadas em outros produtos podem acabar conhecendo sua loja enquanto observam o marketplace, permitindo um engajamento muito maior de vendas.
Assim, novas oportunidades e ideias surgem a cada dia, fazendo com que você amplie seu público-alvo e possa identificar quais produtos têm um resultado melhor, para um investimento no futuro.
É importante identificar que estar em um marketplace não é garantia de vendas. É preciso continuar utilizando suas estratégias pessoais de marketing aliadas às da plataforma para conseguir alcançar resultados melhores.
O marketplace, neste caso, acaba sendo um grande facilitador, permitindo que você não precise perder tempo com programação de sites e outros detalhes técnicos que possam atrapalhar suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.