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Como combater a depressão andando de bicicleta

A depressão é uma doença que afeta a rotina de várias pessoas. Quem sofre com esse problema tem alteração de humor constante, perda de interesse ou prazer pela vida, sentimentos de culpa e dificuldade de concentração.

O lado positivo é que existem vários tipos de tratamento que podem ajudá-lo a superar esse obstáculo.

Neste artigo, vamos mostrar como combater a depressão andando de bike, destacando os efeitos positivos que ela pode trazer para a sua rotina.

Continue lendo este texto e tire todas as suas dúvidas.

Vamos lá?

A bike e a depressão

Andar de bicicleta traz diversos benefícios para a sua saúde. Para se ter uma ideia, esse esporte melhora o sono, reduz a pressão arterial, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.

Todos os fatores que foram mencionados acima influenciam diretamente no combate à depressão. Quanto mais saúde, mais qualidade de vida e mais força de vontade para viver e enfrentar os desafios da vida.

A bike é uma atividade de alta intensidade. Por causa desse motivo, ela distribui substâncias químicas saudáveis para o corpo, que são denominadas de endorfinas.

Esse hormônio é muito importante, pois ele aumenta a autoestima, diminuindo sinais depressivos e de ansiedade.

O início da jornada

A depressão pode ser identificada por meio de vários sintomas. Dentre os mais comuns, encontra-se: dormir em excesso, menos energia, mudanças de apetite, dores no corpo, menos motivação, baixa autoestima e sentimentos de inutilidade.

Todos esses fatores podem trazer menos motivação para pedalar ou fazer uma simples caminhada. Neste momento, o mais importante é dar os primeiros passos. No início, a situação pode parecer complicada. Aos poucos, ganhará mais ritmo e mais força.

Você não precisa ser um super-herói e sair pedalando por toda a cidade. Comece com cinco minutos de atividade. Depois, aumente o treino para 20, e assim por diante.

É fundamental deixar claro que os resultados com a bike não aparecem da noite para o dia. O resultado é a longo prazo. Por isso, continue motivado para alcançar os principais objetivos.

Os primeiros cuidados

Antes de sair para pedalar, você deve ter alguns cuidados importantes para lidar com esse esporte da melhor forma possível.

Exame médico

O primeiro passo é agendar uma consulta com um médico. Ele consegue identificar se você está preparado para o esporte. Após ser liberado pelo profissional, é hora de aproveitar todos os benefícios da bicicleta.

Segurança

A segurança é um dos principais itens que não podem ser ignorados pelos ciclistas iniciantes. Invista em equipamentos de qualidade para melhorar a performance e evitar futuros problemas, como lesões.

Dentre os equipamentos mais comuns, encontra-se: camisas de ciclismo, bermudas de ciclismo, óculos para ciclismo, luvas de ciclismo e sapatilhas.

Escolha da bike

Uma bicicleta não pode ser escolhida de qualquer forma. É importante ter atenção com alguns detalhes para ter sucesso com o ciclismo.

  • Tipo de bicicleta;
  • Tamanho do aro;
  • Número de marchas;
  • Material da bicicleta;
  • Sistema de suspensão;
  • Tipo de freio;
  • Tamanho dos pneus;
  • Tipos de superfície;
  • Motor e bateria;
  • Acessórios;
  • Preços.

Em um primeiro momento, você pode se assustar com a quantidade de itens para analisar. Uma dica interessante é escolher uma loja de bike de qualidade para ter suporte de especialistas no assunto. Dessa forma, comprará a melhor opção para o seu perfil.

Nunca é demais lembrar que a bicicleta não resolve todos os seus problemas com a depressão. Para ter mais sucesso com o tratamento, você deve aliar o exercício físico com uma boa alimentação, terapias e manter contato com parentes e amigos.

Após descobrir como combater a depressão andando de bike, siga-nos nas redes sociais e  conheça outras dicas importantes para a sua saúde.