Últimas Notícias

Estilo sportlife masculino: esporte, conforto e personalidade

Tênis, jaqueta corta-vento e camisetas de time fazem parte da lista de itens essenciais no visual.

Os homens, principalmente no Brasil, são muito adeptos às roupas esportivas, seja para momentos casuais ou não. Porém, se o visual inteiro composto por camisetas masculinas, calças e bermudas fazendo referência ao universo esportivo eram mal vistos, hoje ele virou um estilo conhecido como Sportlife.

Como o próprio nome já diz, o Sportlife não diz respeito apenas ao visual, mas se relaciona diretamente com o contexto social de onde surgiu. Nas periferias é muito comum ver jovens usando camisas de time, combinadas com bermudas coloridas na altura dos joelhos e tênis de marcas famosas em cores chamativas.

A facilidade com que essa galera acessa a internet hoje em dia permite que eles misturem diversas referências, aderindo ao Sportlife na sua raiz, mas dando um toque pessoal de estilo em cada visual.

Sportlife: a origem do nome

Se você é principalmente de São Paulo, já deve ter ouvido a expressão ”fazer o corre” algumas vezes. Entre as diferentes interpretações que ela pode ter, uma delas diz respeito à rotina corrida de jovens e adultos dessas regiões da cidade onde é necessário sair bem cedo de casa para trabalhar, voltando apenas ao anoitecer.

Como as roupas esportivas como bermudas de tactel e tênis de molas oferecem conforto e durabilidade, foi natural que elas se associassem às camisas de time usadas com orgulho por esses jovens. Além de dizer muito sobre quem usa, elas também são feitas em tecidos respiráveis, perfeitas para quem anda o dia inteiro para lá e para cá em dias quentes.

Sendo assim, o Sportlife surge como definição para a galera que não vê diferença do esforço de uma partida de futebol para a correria do dia a dia.

Popularidade do estilo e tendências internacionais

Quem vive nas periferias sabe que o Sportlife não tem nada de novo. Mas o que explica sites e revistas estampando suas capas com jovens — artistas ou não — vestindo orgulhosamente essas peças que, em determinados contextos, ainda são vistas de forma negativa?

Na internet, alguns designers russos ganharam fama após fundarem suas marcas em uma forte imagem de ”juventude pós-soviética”, fazendo referência ao acesso dos jovens que viviam em regiões governadas pela URSS ao capitalismo. Com isso, eles descobriram marcas esportivas mundialmente adoradas, expondo com orgulho seus logos em camisetas, calças, bonés e tênis.

Outra explicação pode ser a onda de streetwear que a moda internacional passou nos últimos anos. Principalmente após a pandemia, onde conforto virou o item chave para qualquer peça de roupa, o streetwear busca unir o estilo e o conforto de uma forma original e, porque não, criar peças de desejo.

E se você está se perguntando ”eu já vi esse estilo em algum lugar”, é muito provável que esteja tentando se lembrar do estilo Chavoso. Os dois são bastante similares, e se encontram em bailes funk e encontros sociais de jovens da periferia, como os rolezinhos.

A diferença é que no estilo Chavoso, além de ostentar marcas esportivas caras, os acessórios são parte essencial do visual, como correntes, anéis, óculos, pulseiras e até mesmo piercings dentários.

Vale usar no dia a dia?

Cada pessoa é livre para usar o que bem entender, desde que considere o bom senso para o local e momento onde a roupa será usada. Se você achou interessante e quer tentar aderir ao Sportlife gradualmente, uma dica é começar com peças mais esportivas como camisas polo, ou camisas de futebol mais básicas.

Curte o Tik Tok? Por lá é possível encontrar muitas referências de looks combinando peças esportivas e mais refinadas. Assim você consegue ir criando combinações aos poucos e dar seu próprio toque às peças, sempre com muito conforto.